0
Shares
Pinterest Google+

O Parque Biológico da Serra da Lousã trata-se de um exemplo de referência, reunindo inúmeras características que decerto enchem de orgulho não só a região como os seus próprios fundadores


Foto: Parque Biológico da Serra da Lousã

Na zona centro do país, bem perto de Coimbra, floresce um projeto único em Portugal de Turismo com Propósito Social. A promotora é a Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (www.adfp.pt), uma das mais significativas instituições sem fins lucrativos nacionais de interesse público. Mais de 30% dos 500 colaboradores desta ONG apresentam algum tipo de deficiência ou doença mental, pelo que, nas suas valências, a Fundação ADFP apoia e integra mulheres vitimas e em situação de pobreza, crianças “sem família”, jovens e adultos com deficiência ou doença mental, idosos doentes ou em “fim de vida”, refugiados e pessoas sem-abrigo. Para reforçar a sua sustentabilidade financeira e evitar uma dependência do Estado e criar postos de trabalho, dinamizando também a região onde se insere, a fundação arrancou na primeira década de 2000 com um impressionante projeto de turismo com propósito.

Cerca de 375 animais
Num local mágico para quem ama a natureza nasceu então o Parque Biológico da Serra da Lousã. Situado na cordilheira da mesma, pretende representar a maior amostra da fauna selvagem de Portugal, surgindo com o objetivo de privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português. Ao percorrer-se os caminhos do parque, pode-se observar cerca de 375 animais divididos em 68 espécies diferentes, entre elas aves de rapina, urso pardo, lince, lobo ibérico, raposa, javali, veado e uma variedade única de raças da agro-pastorícia tradicional portuguesa, entre muitos outros!
Uma particularidade deste parque é a de reunir muitas espécies irrecuperáveis; ou seja, espécies que não poderiam voltar a viver por si só na Natureza. Ao longo de todo o percurso observa-se não apenas a fauna portuguesa mas também a flora nativa do nosso território enquanto se descansa à sombra de castanheiros, carvalhos e medronheiros!

Três museus de elevada referência
A visita à área museológica do parque divide-se em 3 museus: Museu Espaço da Mente, Museu da Tanoaria e Museu de Artes e Ofícios Tradicionais. Com o intuito de todos receber e de por todos ser visitado, o Parque Biológico investiu em novos percursos que permitem o acesso a pessoas de mobilidade reduzida, cadeiras de rodas e uma melhor deslocação de carrinhos de bebé. Esse investimento trouxe frutos já que recentemente foi alcançada a marca dos 350 mil visitantes. Como referido anteriormente, estes complexos turísticos representam um projeto de inovação e inclusão social com muitos dos seus colaboradores a integrar o universo de pessoas com necessidades especiais que, neste caso, colaboram diariamente nas mais variadas tarefas do Parque Selvagem durante o maneio dos animais e no Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais. Deste modo, ao visitar estes empreendimentos, o grande público contribui para a conservação de espécies autóctones e para a promoção da biofilia e para a felicidade de pessoas especiais.

O lugar onde todas as religiões são consideradas e respeitadas
Nesta encantadora envolvente, e poucos minutos das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã e com acesso a dezenas de trilhos e percursos pedestres e BTT, surgiu posteriormente o, family-friendly e bike friendly Hotel Parque Serra da Lousã. Trata-se de uma unidade 4 estrelas com SPA, Kids Club, Campos de Jogos, Salas de Massagens e o Restaurante Museu da Chanfana, símbolo gastronómico da região. Ainda da Fundação ADFP, encontramos no topo do Parque Biológico e inserido no complexo turístico TRIVIUM (Parque Biológico da Serra da Lousã, Museu Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista) um espaço de tolerância e respeito pelas várias religiões do Mundo. O Templo Ecuménico Universalista, inaugurado a 11 de Setembro de 2016, consiste num templo destinado à reflexão espiritual de todas as religiões do mundo, sendo aberto a crentes e não crentes e promovendo os valores fundamentais da humanidade e das religiões. Neste espaço encontramos o “Observatório de Religiões”, onde através de módulos interativos podemos obter referências e informações sobre 15 diferentes religiões de todo o planeta. Por fim, bem perto, no concelho de Condeixa-a-Nova e a poucos passos de Coimbra, encontra-se a nova unidade hoteleira deste projeto ímpar. A antiga Pousada de Santa Cristina deu lugar a um hotel de charme 4 estrelas, o Conímbriga Hotel do Paço. No seu Restaurante Gavius, é possível conhecer sabores inigualáveis, oriundos de uma cozinha e de um serviço de excelência.

Actividades para pequenos e graúdos: a verdadeira festa!
Além de representar um verdadeiro paraíso que, só por si, merece uma visita prolongada no tempo, as actividades desenvolvidas no Parque Biológico da Serra da Lousã representam também um forte motivo de presença que promete animar e formar academicamente de um modo lúdico e muito divertido. Com um limite de idade nunca inferior a 16 anos, é possível alimentar alguns animais do parque selvagem recorrendo para este efeito ao “voucher tratador”, saborear uma experiência de iniciação à equitação realizando uma volta para melhor conhecer o equídeo em questão, alimentar os animais da quinta, participar nas visitas guiadas (realizadas para efeitos escolares e não escolares) ou em workshops muitíssimo variados (olaria, pão, etc.) e, no Verão, integrar as actividades de Natureza.

Para mais informações, visite: www.parquebiologicoserralousa.pt

Previous post

Joel Sartore: “Ao salvamos outras espécies salvamo-nos a nós próprios”

Next post

África do Sul presente na International Golf Travel Market