Entre 16 a 19 de outubro, o Turismo da África do Sul participará na conceituada IGTM, que terá lugar na Feira Internacional de Lisboa
Zinhle Nzama, diretor interino do gabinete de convenções do turismo da África do Sul, sublinhou a importância desta participação, afirmando: “A participação na IGTM é uma prova do nosso empenho em promover a África do Sul como um destino de turismo de golfe de primeira linha. A mistura única de campos de golfe de classe mundial, paisagens deslumbrantes e experiências culturais ricas fazem da África do Sul a escolha ideal para os entusiastas do golfe e estamos estimulados com a ideia de interagirmos com profissionais da indústria de todo o mundo.”
A propósito deste evento, a Travel & Safaris entrevistou a embaixadora da África do Sul em Portugal Mmamokwena Gaoretelelwe, que adiantou que as relações entre a África do Sul e Portugal “estão ótimas. Os portugueses adoram a África do Sul e os meus conterrâneos acham Portugal um país maravilhoso. Existem fortes laços entre os dois países. Temos uma relação bilateral forte, reuniões a nível governamental entre as duas nações e um bom exemplo desta relação foi o facto de o presidente da república portuguesa ter ido ao nosso país para assinalar o 10 de Junho este ano, que penso chamou mais uma vez a atenção dos portugueses para o nosso país enquanto destino turístico e de investimento.”
A propósito dos projectos-chave que têm em vista a atracção do turismo português para a África do Sul, Mmamokwena Gaoretelelwe destacou a importância da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o projecto Roadshow, a aposta no jornalismo e na relação com a TAP na para um restabelecimento da rota directa entre Portugal e a África do Sul. “No mercado português, no próximo ano vamos participar mais uma vez na Bolsa de Turismo de Lisboa, que penso é uma óptima forma de promover o nosso país junto do trade turístico e do público final. Em conjunto com a SA Tourism, a embaixada promove a África do Sul como um destino de eleição de longo curso com um stand na BTL. Este evento permite a realização de reuniões com vários intervenientes no sector das viagens e a visita do público ao stand da África do Sul. É frequente contarmos com um animador sul-africano no nosso espaço, o que aproxima o público português da dança e da música do país. O segundo projeto mais importante da embaixada é o projeto Roadshow, que leva o pessoal da embaixada a viajar por todo o país ao longo de cinco dias, reunindo-se diariamente com cerca de 200 agentes de viagens para informá-los sobre os últimos desenvolvimentos no sector do turismo da África do Sul. Estes agentes, por sua vez, vendem pacotes turísticos a potenciais turistas portugueses. A embaixada também se relaciona com vários intervenientes no sector do turismo sul-africano que ajudam a patrocinar visitas de familiarização de vários jornalistas e bloggers portugueses. Estas visitas resultam numa ampla cobertura da África do Sul como um destino turístico de excelência, tanto nos meios de comunicação locais como nos especializados em Portugal, atingindo mais de cinco milhões de pessoas. Por fim, a embaixada mantém um diálogo constante com a direção da companhia aérea nacional portuguesa, a TAP, para que volte a considerar a possibilidade de voos diretos entre Portugal e a África do Sul. Se esta rota for estabelecida, os golfistas portugueses terão muito mais facilidade em chegar aos nossos maravilhosos campos de golfe em todo o país.”
Num cenário em que ainda se está a recuperar do impacto da pandemia no turismo em geral, a embaixada adiantou estar actualmente a “atingir rapidamente os níveis pré-pandémicos” esperando ultrapassar os mesmos em 2024.
No contexto desta edição da IGTM, a participação da África do Sul tem como expectativa a “apresentação do país como um destino de golfe de excelência, o estabelecimento de contactos com operadores turísticos internacionais de golfe e profissionais do setor e a exploração de oportunidades para atrair turistas de golfe para o país. Trata-se de uma oportunidade para promover os campos de golfe e outras atrações turísticas da África do Sul junto de um público global”.