2
Shares
Pinterest Google+

Provavelmente já ouviu falar dos “The Big Five” de África. São todos grandes, poderosos e fortes e o nome surgiu por serem considerados como os cinco animais mais difíceis de caçar naquele continente. O termo ganhou popularidade  desde os primeiros safaris.
Neste artigo, vamos rever os Big Five, contando um pouco sobre cada um destes animais, e o que se deve saber caso decida viajar para os ver ao vivo.

Elefante Africano


O elefante africano  é sem dúvida alguma digno do seu lugar como um dos Big Five Africanos, graças ao seu tamanho: pode medir até 7 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas.
Este elefante habita a savana africana e a sua sobrevivência está tristemente ameaçada pela  caça ilegal que procura as  suas presas. Apesar de várias medidas estarem actualmente a ser criadas e implementadas a verdade é que todos os dias são mortos elefantes africanos.
Embora estejamos bem cientes da sua inteligência e capacidades emocionais que o tornam um animal muito sensível e bonito, a verdade é que um elefante selvagem é um animal muito perigoso. Se eles se sentirem ameaçados podem reagir com movimentos muito súbitos e agressivos, o que pode ser fatal para um humano.

Búfalo Africano

Na savana africana pode encontrar o búfalo africano, um dos animais mais temidos por outros animais bem como por seres humanos.
Os búfalos organizam-se em grupos compostos de vários indivíduos, são gregários e estão constantemente em movimento. São animais muito corajosos que se defenderão uns aos outros sem medo e são capazes de causar grandes estrondos quando enfrentam uma ameaça.É por isso que os búfalos sempre foram animais altamente respeitados pelas populações nativas. Habitantes e guias africanos costumam usar colares que emitem sons que os búfalos reconhecem, para evitar que se sintam ameaçados.

Leopardo Africano

O leopardo africano é um dos animais mais bonitos da Terra, mas infelizmente está criticamente em perigo.
Podem chegar aos 190 centímetros de comprimento e 90 kg  de peso, tornando-os incrivelmente fortes. São capazes de caçar jovens girafas ou antílopes.
Devemos mostrar respeito por este membro dos Big Five africano porque permanece está ativo 24 horas por dia e é capaz de escalar, correr e nadar.

Rinoceronte

Existem dois tipos de rinocerontes na savana africana, o rinoceronte branco e o rinoceronte negro, estando este último criticamente ameaçado de extinção. Atualmente, é proibido caçar rinocerontes e fazer trocas com os seus chifres. No entanto, como sempre, os caçadores furtivos continuam a ser uma grande ameaça.
São animais muito grandes que podem medir até dois metros de altura e facilmente pesar 1.500 quilogramas. Embora este membro dos Big Five Africanos seja herbívoro, tem de ser respeitado, pois uma investida deste animal pode ser fatal para qualquer um de nós.

Leão Africano

O leão é o último animal na lista dos cinco grandes animais em África. Todos conhecemos este grande e poderoso mamífero, que nos surpreende com a sua beleza, elegância e que passa grande parte do tempo a dormir ou dormitar em pequenas sestas.
São as fêmeas que caçam as presas, sejam elas zebras, gnus ou javalis.
Algo que poucas pessoas sabem é que leões e hienas são rivais e que apesar da má fama das hienas, a verdade é que é o leão que frequentemente age oportunisticamente, roubando a caça destas.

Texto traduzido do: The Big Five Game Animals of Africa bJosie F. Turner, Journalist specialized in Animal Welfare.

Previous post

Pestana Black Week

Next post

Parque Nacional da Gorongosa eleito pela National Geographic Travel