0
Shares
Pinterest Google+

1 –  Os guias serão os seus novos melhores amigos

Não é difícil perceber por que os guias são rapidamente elevados ao estatuto de herói aos olhos da maioria das crianças. Se o seu filho tiver uma certa idade, a perceção de que o guia é obcecado com estrume e insetos não será nada menos de que uma epifania. Os guias também serão mágicos aos seus olhos, uma vez que conseguem interpretar pegadas de animais. As crianças mais velhas pensam silenciosamente que eles são os maiores  (mesmo que não o admitam). Conduzem grandes 4×4, falam sobre leões e outras coisas, e provavelmente sabem como usar uma arma. Não importa o quão tímida o seu filho é, ou o quanto  está a sofrer com os sintomas de abstinência do telemóvel, um bom guia num acampamento de safari para toda a família será de certeza fonte de muito entusiasmo e inspiração.

2 – Vão viver uma ligação muito forte com o “mundo real” e aprender bastante sobre a natureza e a vida selvagem

Nesta era de smartphones hipnotizantes, conectividade implacável e pressão dos media, um safari em África não oferece apenas uma desintoxicação digital para crianças (e pais), mas também os pode transportar a um mundo tão real que nunca tinham conhecido. Longe de ser aborrecido ou antiquado, um safari revela a vida em todos os seus detalhes brutos (e às vezes sangrentos). No safari o “grande círculo da vida” vem com extras, sem censura que garante elucidar inúmeras perguntas de jovens naturalmente curiosos. É claro que as crianças mais velhas encontrarão a geografia e a biologia dos livros didáticos voltados para a vida, seja uma questão de mudança de habitat no Vale do Grande Rift ou conflito entre humanos e predadores na Namíbia.

3 – Eles nunca esquecerão o encontro com o primeiro elefante ou leão selvagem

Crianças de todo o mundo crescem a amar a vida selvagem africana, mas poucas terão o privilégio de os ver na natureza. Em vez disso, o fascínio pelos leões, elefantes, girafas e zebras é alimentado pelo filme do Rei Leão ou visitas ao jardim zoológico local. Leve essa maravilha da infância e curiosidade no safari e verá os seus filhos totalmente surpreendidos nos seus primeiros encontros selvagens. Sim, haverá pó, calor, despertares madrugadores e até mesmo algumas frustrações. Mas também existirão momentos inestimáveis e inesquecíveis como o instante em que o seu veículo de safari pára, todos antecipam em silêncio o encontro, depois a súbita sensação de euforia – descrença mesmo – quando o primeiro elefante se aproxima, ou uma leoa olha para si com um olhar ardente…

4 – Há algo para todas as idades, até para os mais difíceis

Os adolescentes podem torcer o nariz pela perspetiva de despertares antes mesmo do sol nascer, mas vão adorar os elegantes acampamentos, a excelente comida e a emoção da proximidade com a vida selvagem, especialmente se forem encorajados a guardar tudo numa máquina fotográfica.

5 –  Irão conviver com outras culturas

As crianças derrubam todas as barreiras culturais. O conceito de família está tão profundamente enraizado na cultura dos Maasai, Batwa, Xhosa, Zulu ou qualquer um dos outros povos indígenas de África de modo que quase instantaneamente os mais novos estabelecem relacionamentos. Seja qual for a geografia, as crianças comportam-se como crianças, como num jogo improvisado de futebol ou numa outra brincadeira local enquanto a equipe do acampamento – de guias e cozinheiros – tratará os seus filhos como realeza.

6 –  Muitos campos e lodges têm atividades especiais para crianças

As propriedades que dão as boas-vindas às crianças geralmente oferecem uma emocionante gama de atividades que podem incluir várias actividades, desde a coleta de insetos à pesca. Caminhadas com um guia pela natureza abrirão os sentidos para os rastros dos animais, o canto dos pássaros, os usos tradicionais das plantas e as brincadeiras de pequenos animais frequentemente ignoradas, como térmitas, formigas e aranhas. Os guias poderão usar ponteiros laser para apresentar as crianças aos céus noturnos salpicados de estrelas, ou mostrár-lhes como se faz um molde de gesso a partir de uma pegada. De papagaios a voar sobre o Deserto da Namíbia, a fazer cordas naturais a partir de fibras vegetais, há sempre algo para fazer e raramente há um momento de tédio durante os safaris.

7 – Vão desenvolver uma perspetiva conservacionista

Um dos aspetos mais gratificantes de levar as crianças num safári é o quanto estes estimulam a empatia em relação à vida selvagem. Assistir a uma manada de elefantes percorrendo pacificamente as vastas planícies sob um imponente céu africano será uma experiência impressionante para partilhar em família. E, tragicamente, eles poderão ser a última geração a testemunhar tais visões. 

Ao mesmo tempo, os safaris podem ser incrivelmente edificantes e fortalecedores quando vocês se apreceberem  dos enormes esforços que os operadores fazem para ajudar a proteger os lugares selvagens de África, apoiar a vida selvagem e as comunidades locais, bem como garantirem que os safaris sejam tão sustentáveis quanto possível. Se quiser mostrar aos seus filhos “conservação em ação” há poucos lugares melhores para ir do que este grande continente.

8 – A acomodação é fantástica – e ideal para toda a família

Tem duas opções principais quando se trata de safaris familiares: lodges ou camping. As crianças geralmente precisam ter 12 anos para acampar em safaris, enquanto muitas das propriedades mais exclusivas também têm limites mínimos de idade semelhantes. Isso não quer dizer que não encontrem acomodações para safaris familiares se seus filhos forem mais novos. Longe disso. Muitos campos e lodges recebem especialmente famílias com quartos interconectados e serviços que cuidam de crianças. Pode até mesmo reservar uma casa privada ou um safari para uso exclusivo, completo com seu próprio guia e chef. Famílias aventureiras poderiam optar por um veículo 4×4 equipado para camping com um par de tendas na parte superior do tejadilho, enquanto os menos experientes podem querer descer pela rota (menos acidentada) de um carro alugado normal, visitando a Namíbia ou a África do Sul.

9 – Pode combinar um safari com muitos outros passeios interessantes

Combine a magia animal com a felicidade na praia dividindo as suas férias entre um safari e uma estada na costa do Quénia ou na Tanzânia. Na África do Sul, alguns dias de safari são a maneira perfeita de terminar um city break na Cidade do Cabo e um passeio de espírito livre pela Garden Route. Alguns dos principais destinos de safari em África também combinam bem com pontos de interesse de aventura. Um safari na Zâmbia, Zimbábwe ou Botswana, por exemplo, é facilmente encaixado com as Cataratas Victoria, onde podem saltar de bungee jump e andar de jangadas em algumas das águas mais selvagens do mundo. O Parque Nacional Etosha, na Namíbia, combina com o Swakopmund para praticar sandboard no deserto, andar de bicicleta ou de caiaque com focas, enquanto as Montanhas Drakensberg da África do Sul são um íman para caminhadas, passeios a cavalo e rafting.

10  –  É possível evitar as temidas zonas de malária

Planeie bem antes de levar crianças com menos de quatro anos para as zonas de malária. Partes da África Austral têm reservas livres de malária, onde poderão ficar em excelentes lodges com crianças mais pequenas. 

Siga os conselhos dados na consulta do viajante, “borrife-os” com repelente de insetos e insista para que eles usem roupas que cubram braços e pernas. Se o risco de malária for grande e o seu receio maior ainda, considere a África do Sul, onde encontrará reservas livres de malária, tanto no Cabo Oriental quanto no norte de Joanesburgo, em lugares como Madikwe. Grandes partes da Namíbia também estão livres de malária.

Sim, mas é seguro?

A malária é endémica para a maioria da África subsariana e devem ser tomadas  precauções contra esta doença potencialmente fatal. Discuta isso com seu médico antes de viajar. Também deve planear um programa apropriado de vacinas. A água da torneira geralmente não é segura para beber, exceto na África do Sul e na Namíbia. Em caso de dúvida, assuma sempre o pior. A vida selvagem é frequentemente vista como a ameaça mais óbvia para os viajantes em África. Poucos lodges de safari têm cercas, o que significa que os animais são livres para ir e vir. Permaneçam calmos e mantenham uma distância respeitadora  e estarão perfeitamente seguros. Crianças pequenas, no entanto, que podem ser imprevisíveis e facilmente excitáveis, podem alarmar alguns animais e é aí que o perigo pode surgir. Por esta razão, os campos geralmente têm um limite mínimo de idade.

Tradução e adaptação do 10 reasons to take your kids on safari 

Previous post

Passeios de Inverno no histórico Barco Evora

Next post

British Airways leva grupo de crianças a Nova Iorque