0
Shares
Pinterest Google+

No Parque Nacional de Big Bend danificaram para sempre um painel de arte rupestre de enorme importância

Norma, Adrian, Isaac e Ariel vão ficar na posteridade mas pelas piores razões. Turistas absolutamente irresponsáveis, gravaram os seus nomes num painel de petróglifos do Parque Nacional de Big Bend, no Texas, EUA, deixando representações gravadas pelo Homem há milhares de anos irreparavelmente danificadas, avançou o Serviço de Parques Nacionais dos EUA.

Tom Vanderberg, chefe dos serviços do parque, confirmou à CNN que mesmo após o tratamento destinado a minimizar os danos, estes quatro nomes e a data 26/12/21 permanecerão visíveis. Estes não são os únicos exemplos de vandalismo registados naquele parque. Desde 2015 verificaram-se já mais de 50 casos semelhantes a este tipo de destruição. As assinaturas em causa encontram-se gravadas sobre imagens abstractas de formas geométricas, círculos e linhas onduladas, perdendo-se com este gesto herança irrecuperável da arte rupestre, porquanto da beleza e história do povo americano.

Famoso pelas paisagens naturais e morada de espécies como o leão de montanha, o gato-bobo e o urso negro, o Big Bend, aberto em 1944, estende-se ao longo da fronteira entre o México e o Texas, apresentando uma inegável importância arqueológica já que representa um “exemplo primordial” do ecossistema do Deserto de Chihahuan e de mas de 13 mil anos de percurso da espécie humana.

Previous post

Os dez melhores destinos de viagem para 2022

Next post

100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul