0
Shares
Pinterest Google+

Comemorações abriram na passada terça-feira

Presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas Marcelo Rebelo de Sousa, realizou-se no passado dia 11 a cerimónia de abertura das Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

O Plano das Comemorações foi apresentado, constando da inauguração da exposição itinerante “100TAAS” (que poderá ser visitada no Museu da Marinha, em Lisboa, até 19 de Janeiro ou virtualmente em https://www.marinha.pt/pt/100taas/ e que depois seguirá rumo a outros pontos a esta hora ainda não divulgados), da extracção de uma cautela comemorativa do 100º aniversário da travessia e que está agendada para 28 de Março, de um concerto da Banda de Música da Força Aérea programado para dia 30 do mesmo mês e no qual será realizada uma celebração eucarística na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

O evento ficou ainda assinalado com o lançamento do vinho do Porto Adriano, numa edição especial referente ao Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, cuja garrafa nº1 contou com a assinatura do Presidente da República, e ainda pelo lançamento do livro “A Enigmática Travessia do Atlântico Sul, 1922”, da autoria de Marco Pitt.

Tanto a Marinha com a Força Aérea expressaram a vontade de dar “merecida homenagem” a Gago Coutinho e Sacadura Cabral que a 30 de Março de 1922 se lançaram nesta aventura a partir da rampa do Centro de Aviação Nacional, na Doca do Bom Sucesso, em Lisboa. Seguir-se-ia a viagem em três hidroaviões (Lusitânia, Portugal e Santa Cruz) que contou com paragem em Las Palmas, nas Canárias, e em São Vicente, em Cabo Verde, antes do “grande salto” que terá durado 11 horas e 21 minutos.

Nesta viagem histórica e épica, Sacadura Cabral, o piloto, e Gago Coutinho, navegador, terão percorrido 4527 milhas náuticas, o equivalente a 8484 quilómetros em 62 horas e 26 minutos. Santa Cruz, um dos hidroaviões utilizados, pode ainda ser visitado no Museu da Marinha, em Lisboa.

Previous post

Turistas destroem património de modo irreparável nos EUA

Next post

Vulcão desencadeou tsunami em Tonga