0
Shares
Pinterest Google+

Imagine-se a bordo de um comboio de luxo que o leva a viajar pela Ilha Esmeralda. Colinas verdejantes sucedem-se, avista-se uma costa escarpada e ruínas desgastadas pela acção do tempo e do clima. Imagine-se a bordo de um comboio de luxo em terra de lendas, de folclore e de tradição. É o que lhe propomos neste périplo pela Irlanda a bordo do requintado Belmond Grand Ibernian

A partir do momento de embarque no Grand Hibernian, percebe-se que esta não será uma viagem banal. O Grand Hibernian é o primeiro do seu género na Irlanda, estabelecendo o padrão para o nível de qualidade das viagens de luxo de comboio naquele país. As suas elegantes carruagens surgem envoltas em história, tendo cada uma sido baptizada em honra de cada uma das províncias irlandesas e reflectindo na sua decoração o tartan de cada uma das regiões. Estas carruagens foram decoradas com obras de arte inspiradas nas maravilhas naturais daquele país, contando igualmente com o talento de alguns dos melhores artesãos nacionais. Casando a contemporaneidade com o estilo georgiano de Dublin, as carruagens representam um espaço de repouso paradisíaco quando, ao final do dia, o comboio desacelera. Ricas em história, as cabines mantêm, no entanto, um ambiente renovado e contemporâneo. Cada um dos 16 quartos twin e os quatro quartos duplos dispõem de uma casa de banho em suite, de um armário, de uma secretária e de um magnífico cenário a desenrolar-se maravilhosamente lá fora. As cabines duplas podem comunicar com os quartos twin, o que consiste numa óptima solução para quem viaja em família. Ao jantar, servem-se pratos que concorrem com os que são elaborados nalguns dos melhores restaurantes de Dublin. As carruagens onde decorrem estas refeições são duas; a Sligo, que apresenta um estilo georgiano, e a Wexford, com motivos celtas e tweeds irlandeses.

A Irlanda é um destino de paisagens acidentadas e românticas repletas de tradições antigas, tratando-se de uma terra com margens de cascalho desenhadas por gigantes onde os festivais de música tradicional e folclórica animam o dia-a-dia. Mas a Irlanda é muito mais do que festa no dia de S. Patrício, razão pela qual o levamos a bordo do Belmond Grand Hbernian e o fazemos viver uma viagem única até ao coração da República da Irlanda e da Irlanda do Norte. Faça, pois, as malas e embarque connosco numa viagem absolutamente inesquecível. O périplo que lhe apresentamos conta com dois percursos alternativos, que em determinadas datas do ano podem, inclusivamente, ser realizados como se de apenas um se tratasse.

A Taste of Ireland

Três dias completamente diferentes do habitual

Dublin, Belfast, Dundalk

A subida a bordo das requintadas carruagens do Belmod Grand Hibernian é realizada com um brinde de champanhe; depois será tempo de nos organizarmos na própria cabine e de deixarmos Dublin para trás enquanto, seguindo pela costa leste, nos dirigimos sobre carris em direcção ao Norte, até Belfast. Quando damos por nós, já são horas de saborear o almoço servido nas carruagens-refeição baptizadas como Wexford e Sligo em honra das províncias irlandesas. Chegados à Estação Central de Belfast, damos um salto ao Castelo de Hillsborough, a morada oficial da residência da Rainha Isabel II e local onde, desde 1922, muitos elementos da casa real ficam oficialmente instalados quando ali se deslocam. Nesta majestosa casa de campo construída no século XVIII poderá saborear refrescos e canapés, mais precisamente na Sala de Desenho, que foi totalmente reconstruída após o incêndio decorrido em 1934. O regresso ao comboio será realizado mesmo à hora do jantar e a viagem prosseguirá para Dundalk, que se situa na “Terra das Lendas”…

Dundalk, Killenny e Bagenalstown

A manhã começa bem cedo, com uma proposta de pequeno-almoço plena dos melhores elementos de pastelaria à medida que o comboio se dirige para Sul. É tempo de apreciar a viagem confortavelmente sentados enquanto apreciamos a paisagem que, lá fora, se sucede. O brunch será servido ainda antes da chegada a Waterford, na costa sudeste, que terá sido fundada pelo povo viking em 914. À tarde a proposta é a de descobrir os inúmeros pontos de interesse de Kilkenny. O Castelo de Kilkenny, no coração da cidade, é uma das sugestões. Será realizada uma visita pela cidade com passagem pelo Medieval Mile Museum, que se encontra instalado numa igreja do século XIII e onde 800 anos de história se reúnem sob o mesmo tecto. Seguidamente regressamos à Butler House para um chá e havendo tempo visita-se a colecção de arte do castelo, a Catedral de St. Canice, a National Design & Crafts Gallery ou a Black Abbey ou, se assim preferirmos, optaremos por um passeio ao longo do canal e pelas típicas ruas vibrantes de boutiques e de pubs. Depois será tempo de regressar ao comboio e de tomar uma bebida antes do jantar de encerramento a bordo do Grand Hibernian. No dia seguinte o caminho far-se-á até Dublin, onde o programa encontra o seu término.

Previous post

Kedar Heritage Lodge

Next post

Um périplo pelo melhor do Japão