0
Shares
Pinterest Google+

Uma das mais espectaculares e inesquecíveis viagens que se pode algum dia empreender será, sem dúvida, aquela que nos leva até ao Ártico para testemunharmos alguns momentos da vida do maior animal carnívoro do mundo: o urso polar

Fotos: Quark Expeditions/D.R.

Numa viagem única de 14 dias somos convidados a abraçar o verdadeiro espírito expedicionário: em vez de seguirmos um itinerário determinado, permitiremos que a nossa busca de ursos polares e de outros animais selvagens determine a nossa rota e as nossas deslocações à costa nas pristinas águas norueguesas do Ártico. A experiência de viajar a bordo do Ultramarine, equipado com 20 Zodiacs, luxuoso serviço e amplo portfolio de opções de aventura é absolutamente inesquecível. Fazer um cruzeiro ao longo da costa de gelo e dos fiordes de Spitsbergen mergulha-nos nas maravilhas da terra do sol da meia-noite enquanto procuramos fotografar a vida selvagem do Ártico: o urso polar ao perscrutar as margens geladas em busca de alimento; a morsa com as suas longas presas e distintos bigodes; os milhares de aves próprias da região e as pequenas manadas de renas que correm pela tundra. Todo este cenário acrescentado da paisagem – montanhas cobertas de gelo, frentes massivas de glaciares, fiordes de escarpas profundas e vastas faixas de tundra intocada competem para que esta se torne a viagem de uma vida, já que a rara beleza que aqui se pode apreciar é própria de tirar a respiração.

Chegada a Helsínquia, Finlândia

A aventura no Ártico começa em Helsínquia, cidade famosa pela sua arquitectura e fascinante mistura de influências oriental e ocidental. Vale a pena chegar com tempo para explorar museus, galerias e restaurantes, desfrutar de uma sauna finlandesa e passear pelo deslumbrante Design District.

Partida para Longyearbyen, em Svalbard, e embarque

A partida para Svalbard, região onde é mais provável avistar-se o urso polar, realiza-se a bordo de um charter privado em direcção a Longyearbyen. Svalbard fica no território ártico norueguês, o ponto da Terra permanentemente habitado mais próximo do Pólo Norte. Longyearbyen é a capital administrativa e económica do arquipélago, localizada na ilha de Spitsbergen, representando a cidade mais setentrional do planeta. A latitude que ocupa no planeta garante-lhe passar quase metade do ano em noite permanente, desfrutando durante o resto dos meses do famoso sol da meia-noite. É aqui que acontece o embarque no Ultramarine e que se começa, desde logo, a avistar o surgir de majestosas montanhas cobertas de gelo como que a erguer-se das águas.

Em busca da grande descoberta

Spitsbergen deslumbra pela beleza que o Homem ainda não destruiu e neste cruzeiro ímpar viajamos ao longo da costa ocidental desta magnífica ilha explorando os fiordes costeiros e as ilhas mais pequenas que ali se encontram. Cada dia revela uma surpresa proporcionando novos avistamentos e experiências. Cada expedição é única, dependendo naturalmente das condições do tempo e do gelo. As oportunidades de testemunhar a vida selvagem e os cenários absolutamente esmagadores são inúmeras, bem como de participar em actividades como a caminhada a pé, os passeios nos Zodiacs que permitem o acesso a costas mais remotas, o mergulho nas águas polares e a realização de fotografias únicas. As opções mais arrojadas incluem o kayak no mar ou as excursões de paddle. Sem um itinerário fixo, o objectivo primordial será o de navegar constantemente em busca de ursos polares, o que significa que o navio poderá não se deslocar todos os dias consoante encontre ou não vida selvagem em abundância. Como verdadeiros exploradores, permiti-mo-nos deixar que seja ela a determinar o nosso caminho. O Ultramarine possibilita a navegação de águas menos profundas e de percursos mais apertados pelo que o acesso a zonas mais remotas e por isso mais frequentadas pelos ursos polares estará garantido.

Sustentabilidade e alterações climáticas

Ao longo de todo o cruzeiro contamos com especialistas em fotografia, história, biologia marinha, glaciologia e ornitologia que nos preparam para as aventuras que nos aguardam. Assistiremos, então, à busca quase incessante de alimento por parte dos ursos polares, que quando finalmente são avistados ultrapassam qualquer expectativa que possamos ter alimentado até então. Calcula-se que a população de ursos polares no arquipélago de Svalbard seja de 250 exemplares, tornando-se preocupante o seu futuro já que com o aquecimento global o gelo de que tanto necessitam para sobreviver tende a desaparecer. Em Julho de 2020 as temperaturas verificadas neste ponto do mundo subiram até 21,7 graus centígrados, a temperatura mais elevada ali registada até então, como informou o Instituto Meteorológico da Noruega, depois de amplamente divulgada a notícia de que o aquecimento global no Ártico está a acontecer duas vezes mais depressa do que no resto do planeta. Um urso polar macho saudável poderá medir até três metros e pesar entre 350 a 600 quilogramas e as fêmeas, embora mais pequenas, podem rodar entre os 150 e os 290 quilogramas. No entanto, não são as suas dimensões que mais impressionam, mas a sua postura, a sua inteligência e a sua resistência, devendo, a todo o custo, ser preservados. Mas os ursos polares não são a única espécie que aqui nos fará vibrar. A riqueza das águas do Mar de Barents atrai aqui morsas, numerosas espécies de baleias (incluindo a baleia azul) e diversas aves marinhas. Em terra, por vezes enquanto nos entregamos a uma caminhada no gelo, somos nós os observados por uma raposa do Ártico ou temos ainda o privilégio de testemunhar uma pequena manada de renas que, atenta, se despede em corrida.

Previous post

Prints for Wildlife 2022: Proteger o Planeta

Next post

Chegou o Outono!