0
Shares
Pinterest Google+

Na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul, a icónica reserva privada Phinda compreende mais de 26 mil hectares protegendo os famosos Big Five, mais de 436 espécies de aves e proporcionando uma experiência verdadeiramente inesquecível a quem a visita

Recriando sete habitats distintos, o Phinda Private Game Reserve é conhecido como “A Maravilha dos Sete Mundos”, localizando-se próximo de praias intocadas e de recifes de corais absolutamente espectaculares que as águas do Oceano Índico ainda preservam.

Aqui, os dias incidem sobretudo na observação de animais, entre os quais o leão, o leopardo, o elefante, o búfalo e o rinoceronte, sendo a reserva particularmente conhecida por contar com a presença de chitas e do raro rinoceronte negro e por proporcionar momentos únicos na vida dos seus visitantes. Todas as actividades ali desenvolvidas são naturalmente organizados por guias experimentados que garantem aos visitantes da reserva experiências profundamente transformadoras.

Programas pensados ao pormenor

A partir do primeiro momento vivido no Phinda Private Game Reserve percebe-se intuitivamente que a combinação de experiências a decorrer tanto no mato com na praia constituirão certamente uma enorme diversidade de instantes de partilha com a vida selvagem, promovendo-se também o encontro cultural e a exploração marinha. Desde safaris a saídas para realizar fotografia, para observação de aves, em família, safaris tailor-made ou ainda a organização de noites dormidas sob as estrelas, o leque de oferta é variado e rico, tornando-se frequente ficarmos hesitantes já o que apetece mesmo é dizer “sim” a toda e qualquer proposta que nos seja apresentada. Os safaris a pé, por exemplo, representam uma alternativa verdadeiramente mágica que assegura que sintamos a Natureza com outra intensidade, tornando-se a aventura muito mais sensitiva e promovendo que nos envolvamos muito mais profundamente com a savana africana. 

Participar nos programas de conservação

Uma das propostas mais interessantes do Phinda Private Game Reserve consiste precisamente em levar o visitante a participar em acções de conservação como a captura e a anestesia de um rinoceronte negro ou branco enquanto a equipa de veterinários avalia o animal adormecido e o monitoriza ou, por exemplo, lhe remove o chifre com o objectivo de garantir a sua sobrevivência em caso de surgimento de um caçador furtivo. Outro programa em que se pode participar é o de conservação do pangolim, o mamífero mais traficado em todo o mundo. Nestas saídas, temos inclusivamente a oportunidade de acompanhar o investigador na localização do animal e na avaliação das condições de saúde que fará do mesmo. Assistir, por exemplo, a uma operação de contracepção de um elefante que garantirá a gestão correcta do controle de crescimento populacional residente na reserva será outra opção a considerar. Além destas experiências, também os momentos que promovem a experiência cultural (visita a uma aldeia zulu e a uma fundação que apoia uma comunidade) merecem também o devido interesse.

Na proximidade com o Índico

A proximidade da Baía de Sodwana torna toda a experiência ainda mais maravilhosa, disponibilizando-se uma diversidade marinha impressionante, com o mergulho e a observação de tartarugas a assumirem-se como as principais atracções. Os safaris no oceano são, sem dúvida, muito apetecíveis, proporcionando o conhecimento da vida marinha do Índico naquelas margens e sendo até possível encontrar e nadar com golfinhos, fazer snorkeling entre recifes florescentes ou ainda observar baleias-jubarte. Para os menos aventureiros, passar umas boas horas de praia a relaxar nas areias de Maputaland será uma opção muito sedutora, tal como participar numa aventura nocturna em busca das tartarugas que nadam até à costa para escavar os seus ninhos e assistir assim a estes momentos únicos.

Protecção e conservação ambiental

A consciência sobre a importância da conservação ambiental e da protecção da vida selvagem e das populações locais é uma realidade presente no dia-a-dia do Phinda Private Game Reserve, cujas decisões tanto no que respeita ao seu amplo modelo de conservação, como no que se relaciona com os mais pequenos pormenores considera como linhas orientadoras os referidos valores éticos. Nascido em 1991, o Phinda Private Game Reserve trata-se da primeira reserva privada da provincia de KwaZulu-Natal, na África do Sul, concentrando-se desde logo na reintrodução da vida selvagem naquele território, tornando-se o primeiro território de experimentação de diversos conceitos, ideias e futuros modelos de trabalho, incluindo uma série de iniciativas de conservação verdadeiramente pioneiras. Juntamente com a recuperação da terra e a reintrodução da vida selvagem, a história desta reserva privada é também uma narrativa de cuidado para com o seu povo, tornando claro perceber que, para que a vida selvagem possa viver e prosperar, também as populações locais necessitam de experienciar os benefícios da sua participação neste modelo de conservação.

Previous post

Sri Lanka: Taprobana, a ilha resplandecente

Next post

Karpaha Sands, Kalkudah: Respirar fundo e… mergulhar!