0
Shares
Pinterest Google+

A partir de Setúbal ou de Tróia, a Vertigem Azul proporciona experiências inesquecíveis a bordo de magníficas embarcações oferecendo passeios deslumbrantes para visitas ao Estuário do Sado e à costa de Tróia e da Arrábida

Fotos Pedro Narra / Vertigem Azul

Empresa pioneira criada em 1998, a Vertigem Azul realiza passeios de observação da comunidade residente de golfinhos na região do Sado e que pode ser avistada ao longo de todo o ano. Os roazes do Sado, a espécie que vive no estuário e na costa marinha adjacente, representam um caso único em Portugal – por serem os únicos residentes num habitat estuarino no nosso país.

Intimidade entre o homem e os golfinhos

A população de golfinhos conta actualmente com 27 indivíduos que a Vertigem Azul acompanha regularmente e conhece pelo nome: Raíz, talvez o elemento mais velho deste grupo, é um macho que está identificado desde 1981 (o primeiro ano em que os golfinhos do Sado foram catalogados). Serrote é uma fêmea catalogada em 1984 e desde então progenitora de várias crias. Guilhas, o primeiro golfinho a cujo nascimento a Vertigem Azul assistiu, em 1998, já pertence ao grupo dos adultos. Futuro (nascido em 2019), Coral, Neptuno e Bolha (já em 2000) costumam brindar a chegada das embarcações com uma magnífica visita. De referir que a experiência e o conhecimento da equipa proporcionam uma actividade de elevada qualidade, com uma taxa de sucesso de avistamento de 96%. Como experiência a não perder, este é apenas um dos vários programas que a Vertigem Azul disponibiliza. As saídas para as visitas são regulares, com a duração aproximada de cerca de três horas, decorrendo de manhã às 9h30h, em Setúbal, e às 10.00h em Tróia. Da parte da tarde, os passeios realizam-se a partir das 14h30h em Setúbal ou às 15.00h em Tróia, e em certos dias ao pôr-do-Sol.

Desfrutar do Sado em condições luxuosas

Com capacidade para 80 e 18 passageiros, respetivamente, a Vertigem Azul dispõe de dois veleiros catamarãs, o Esperança e o Jasmim, ambos de enorme qualidade, conforto e segurança. Dispondo de redes flutuantes quer para um merecido descanso ou usufruto de um contacto mais próximo com o mar, contam também com serviço de bar, sempre pronto a servir bebidas refrescantes e aperitivos da região. Os veleiros integram naturalmente casas-de-banho e oferecem sempre uma boa sombra e uma possível paragem para um mergulho ou banho de mar. Os passeios ocorrem numa das mais belas baías de Portugal e onde o esplendor da Natureza representa uma absoluta realidade. O passeio pelas encostas da Arrábida é realmente único e a paragem para um mergulho ou um banho de mar surpreende, promovendo ao mesmo tempo a saúde e o bem-estar. Estes passeios realizam-se em grupo ou em privado, constituindo uma oportunidade única para um passeio de mar absolutamente inesquecível nestas embarcações distintas comandadas por uma equipa cuja simpatia, conhecimento e acolhimento são constantes.

Experiências únicas

No luxuoso Jasmim, o mais recente veleiro catamarã, as saídas são sempre exclusivas, havendo o constante cuidado de receber cada grupo com um cocktail de boas-vindas com sumos naturais, água temperada e algumas iguarias para acompanhar. É também possível contratar o serviço de catering disponível a bordo e preparado pelo chef com os melhores vinhos e produtos da região. O Jasmim dispõe de fly-bridge e de quatro suites disponíveis para um programa de pernoita para uma ou mais noites, possibilitando assim alargar-se horizontes e viver-se uma experiência de mar verdadeiramente única.

Para os mais aventureiros, existe a possibilidade de embarcar em semirrígido, com capacidade de 12 passageiros, no Hei Matau – nome inspirado nos nativos da Nova Zelândia que significa “um bom presságio no mar”! Esta é a embarcação ideal para um passeio pelo interior do Estuário do Sado e até mesmo para subir o rio até Alcácer do Sal.

Descobrir o estuário

Vale a pena conhecer e navegar a montante pelo segundo maior estuário de Portugal que no Inverno atinge o seu esplendor. É, aliás, nessa altura que a Vertigem Azul organiza passeios para observação de flamingos, sendo possível avistar as diversas espécies de aves que aqui procuram refúgio para passar a estação mais fria do ano ou mesmo para nidificar. Se optar por este programa que é, de facto, ímpar, não se esqueça de levar binóculos e, é claro, a máquina fotográfica, que também será uma grande aliada em qualquer um dos outros programas. A Vertigem Azul possibilita ainda o acompanhamento de biólogos em saídas de monitorização e foto-identificação dos golfinhos roazes, outra modalidade sem dúvida de enorme interesse que potencia o conhecimento e promove a dedicação à protecção não só desta espécie como também da vida marinha e de todo o planeta.

Para saber mais, visite: www.vertigemazul.com

Previous post

Universal Studios Florida: Brincadeira total… para todas as idades!

Next post

São Tomé e Príncipe: No centro do Mundo