0
Shares
Pinterest Google+

Nascida há cerca de 35 anos com o propósito de preservar a fauna, a flora e a cultura do Pantanal, a Pousada Caiman representa um autêntico paraíso de cerca de 53 mil hectares, integrando uma reserva particular de património natural onde vivem mais de 500 espécies de animais

Foto: Felipe Castellari

São três os projectos de conservação (Onçafari, Instituto Arara Azul e Papagaio Verdadeiro) que no cenário idílico desta fazenda se dedicam a estudos e pesquisas que marcam a diferença no que respeita à preservação de diversas espécies. Localizada no Mato Grosso do Sul, com pista de aterragem com capacidade para receber aeronaves de pequeno porte, monomotores e bimotores, a Pousada Caiman proporciona experiências realmente inesquecíveis a quem a visita, sendo possível encontrar ali uma enorme diversidade de animais como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, a anta, a capivara, o jaguatirica, a arara-azul e o tuiuiú, além de uma vasta quantidade de espécies de aves.

Na Casa Caiman

A Casa Caiman, a pousada principal, conta com 18 apartamentos com varanda, uma piscina e um deck com vista para a baía de onde se pode desfrutar da observação da paisagem com todo o conforto. Na sala de estar, a lareira chama para o aconchego dos momentos mais frios e no restaurante são as refeições que brilham inspirando-se na cozinha típica brasileira, preparada com ingredientes regionais cultivados por comunidades e projectos locais que são colhidos na própria plantação da propriedade. 

As suites, com cerca de 45 metros quadrados, gozam de um ambiente muito descontraído cuja decoração recria o imaginário da fauna pantaneira. Poder-se-á optar por uma suite com cama king size ou duas de solteiro. De maior dimensão, com 52 metros quadrados, as suites superiores dividem-se entre o quarto amplo e iluminado e a varanda, ambos pensados aos mínimos detalhes e garantindo assim momentos de grande aconchego, podendo acolher uma cama extra para crianças até aos 12 anos e gozando obviamente de todas as facilidades que as suites anteriormente referidas proporcionam.

A suite master, com 80 metros quadrados, destaca-se pelo absoluto conforto proporcionado a quem visita o Pantanal. Com capacidade para duas pessoas e cama de casal king size ou duas de solteiro, conta com um closet muito elegante e uma sala cuja varanda proporciona uma incrível vista sobre toda a baía.

Na Vila Privativa

Além da opção que aloja os seus convidados na pousada principal, quem procure maior privacidade e reclusão poderá optar pela maravilhosa vila privativa – a Villa Baíazinha –, que conta com seis quartos e que poderá ser reservada para pequenos grupos, mantendo-se obviamente o serviço à mesma. Nesta opção, será fornecido o acesso a automóvel e a guias exclusivos. A Villa Baiazinha tem vista para a baía e conta com seis quartos com varanda, detendo capacidade para acomodar até doze pessoas. Também com piscina, goza do mesmo número de salas que a anterior e promete seduzir o mais exigente visitante.

Ao ritmo do Pantanal

Na Caiman os dias guiam-se pelo ritmo descontraído da vida própria do Pantanal e as actividades ali propostas são acompanhadas por guias bilingues com formação em biologia ou por nativos verdadeiramente conhecedores da região e em qualquer dos casos autênticos apaixonados por este recanto do planeta. Em automóveis abertos, os passeios decorrem em diferentes cenários e sempre em busca da vida selvagem do Pantanal, não faltando as boas surpresas que acontecem ao longo dos mesmos. Será nestes passeios que se tornará possível, em pleno silêncio da mata, descobrir os hábitos nocturnos de espécies como o jaguatirica, o tamanduá, as onças e os jacarés. De dia, o momento talvez mais marcante será aquele que fica na memória assinalado com um céu pantaneiro de uma cor que se altera de modo surpreendente salpicando a paisagem de um e outro tom. Para maior proximidade com a vida selvagem, nada melhor do que optar pelos passeios pelas trilhas e, para melhor conhecer a cultura pantaneira, o ideal será aproveitar o passeio que aborda a realidade dos peões e que poderá incluir locais de visita como a escola, dispondo ainda de algumas iniciativas ambientais e das quais a plantação é um óptimo exemplo. Os passeios a cavalo, de bicicleta ou a observação de aves são outras três opções pelas quais se poderá optar ao nível de actividades que a Caiman proporciona a quem a visita. Uma coisa será certa, para relaxar, conhecer melhor a realidade do Pantanal, a sua cultura, deslumbrar-se com as suas paisagens e sobretudo com os seus animais tendo o privilégio de visitar um espaço cuja principal preocupação recai sobre a conservação ambiental, a Caiman é sem dúvida uma referência não apenas em termos nacionais mas também ao nível mundial.

A Casa Caiman conta ainda com:

Sauna

Ginásio

– Loja com artesanato proveniente de todo o país, destacando-se o do Pantanal

Passeios inesquecíveis:

Os passeios de canoa realizam-se com grande proximidade dos jacarés, com os convidados a remar mesmo ao seu lado

– Os passeios de observação de aves são acompanhados por um especialista. Foram já avistadas mais de 350 espécies

Nos trilhos pela mata é possível conhecer as curiosidades acerca da flora do Pantanal e perceber como são utilizadas pelos homens desta região algumas espécies de plantas. A sua utilização na medicina alternativa é apenas um dos exemplos do seu emprego.

www.caiman.com.br

Projecto Onçafari

Levado a cabo por uma associação criada propositadamente para a conservação do meio ambiente e para contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região através do ecoturismo e da realização de estudos científicos, o Projecto Onçafari defende a preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros com ênfase nas onças-pintadas e nos lobos guarás. O Onçafari actua, assim, em diferentes frentes (ecoturismo, ciência, educação, reintrodução, social e florestas) abordando os diversos aspectos que urge preservar. A onça-pintada, sobre a qual o Projecto Onçafari se debruça aprofundadamente, representa o maior felino das américas e o terceiro maior do mundo. Considerada como um predador do topo da cadeia, este animal também apelidado como onça-preta ou jaguar tem hábitos predominantemente crespusculares e nocturnos. Com um estatuto de animal quase ameaçado de extinção, reina como absoluto nos ambientes que habita, alimentando-se de pequenos tatus, cutias, jacarés e antas.

Para mais informações, visite: www.oncafari.org

Previous post

Pantanal: Sob o desígnio das águas

Next post

Cidade do Panamá: Das Américas para o mundo