0
Shares
Pinterest Google+

Em Querétaro, no México, a mais de 400 metros acima do “pueblo mágico” de Bernal, ergue-se um dos maiores monólitos do Mundo, a Peña de Bernal

Como que por magia, o monólito sagrado está sempre à vista dominando a paisagem circundante, razão pela qual uma grande parte dos hotéis e restaurantes mais próximos dispõe de panorâmicas deslumbrantes da Piedra de Bernal. Localizada na cidade de Bernal, um “pueblo mágico” situado a cerca de 45 minutos do centro de Santiago de Querétaro (capital do estado), a Peña de Bernal foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, com o objetivo de protecção dos povos Otomí-Chichimeca. Além de considerarem o monólito como sagrado, estes povos celebram festividades comunitárias ao longo do ano realizando uma peregrinação anual até ali para rezarem por água, um recurso que é escasso nesta região semiárida.

A combinação de beleza natural, herança cultural e de atracção turística distinta valeu a Bernal a designação atribuída pelo governo mexicano de “pueblo mágico”, iniciativa nacional que promove o turismo em cidades de valor cultural significativo.

Rumo à Peña!

Actualmente, a razão pela qual a maioria dos viajantes visita o local prende-se com a escalada do monólito, não havendo dúvida que a sua marcante presença é sentida por toda a cidade. A influência do monólito pode ser encontrada tanto nos alimentos como nos produtos artesanais, tornando-se quase omnipresente nesta cidade do México. A visita a Bernal vale definitivamente a pena seja em virtude do intuito de escalar este verdadeiro monumento natural, de percorrer os trilhos para desfrutar de vistas deslumbrantes ou simplesmente de o admirar de longe.

O “pueblo mágico” de Bernal é sobretudo um destino de fim-de-semana para os residentes de cidades próximas, especialmente de Querétaro, sendo por isso durante a semana que o monólito se encontra menos lotado, embora seja ainda possível evitar multidões ao fim-de-semana iniciando-se a caminhada assim que o parque abrir.

O trilho mais popular demora cerca de 45 minutos até que alcancemos um ponto de vista expansivo localizado aproximadamente a meio do caminho que segue até ao cume do monólito (e que corresponde à distância máxima permitida sem equipamento). Iniciando-se com uma série de degraus que relativamente fáceis de percorrer, a escalada da Peña de Bernal torna-se um pouco mais desafiadora passados cerca de 30 minutos sobre o começo da ascensão, momento em que muitos visitantes aproveitam para parar por coincidir com um ponto no qual a vista da área circundante é absolutamente maravilhosa. Para os mais arrojados que se lançam até ao topo, as panorâmicas serão obviamente ainda mais impressionantes, mas neste caso será necessário contratar um guia que garantirá uma experiência em segurança, bem como o equipamento necessário. A descida realizar-se-á fazendo rapel.

Uma gastronomia inesquecível

Bernal assume-se como uma das cidades mais bonitas do México, sendo fácil passar metade de um dia apenas a passear pelas suas ruas. Há, no entanto, outras razões que justificam a sua visita e que estão intimamente relacionadas como os pratos típicos da região e com os seus maravilhosos doces. Na verdade, nada há de melhor do que, ao descer do monólito, pararmos junto a uma das barracas de comida para recarregarmos a energia e provarmos umas… gorditas! Geralmente elaboradas com milho azul e aquecidas no comal (uma grande chapa) em vez de fritas, as gorditas são um pouco mais espessas do que uma tortilha, surgindo recheadas com guisados, como tinga de pollo, chicharrones, papas con chorizo, cogumelos, rajas (pimentão poblano), nopales (cacto) e muito mais…

Outra iguaria a não perder nesta região será o pan de queso, uma especialidade da região que consiste num pão artesanal entrelaçado com queijo-creme e outro sabor (amora, caramelo ou chocolate) e que constitui o complemento perfeito de uma chávena de café ou de chocolate quente. O nopal en penca recheado é um dos alimentos mais tradicionais de Querétaro. Embora seja principalmente associado a áreas rurais, podemos encontrar este delicioso cacto recheado em vários restaurantes e idealmente destinado a grupos de quatro pessoas dadas as suas dimensões. O alho, as pimentas arbol e os orégãos são as essências principais do nopal en penca, uma grande folha de cacto cortada longitudinalmente e recheada com uma mistura de ingredientes. Tradicionalmente, o nopal en penca é preenchido com pimentões poblanos, nopales picados e batatas cambray antes de ser grelhado durante cerca de 30 minutos. Hoje em dia, encontram-se variações recheadas com cogumelos, milho, chicharrones crocantes, frango, camarão e chouriço.

No Museo de Dulce, há que provar os doces típicos da região. Este museu oferece uma experiência deliciosa, proporcionando o conhecimento da história e da variedade de doces tradicionais mexicanos. Ao longo das suas salas o fabrico artesanal dos doces vai sendo revelado, tal como acontece relativamente aos ingredientes utilizados e à importância cultural que essas iguarias detêm na culinária local. Ainda que o doce de leite possa não ser exclusivo de Querétaro, esta região é conhecida pelos doces de leite de cabra que desta cidade resultam. O museu destaca os ingredientes utilizados na cozinha dos doces típicos de Querétaro, transportando-nos numa jornada pela história dos doces desde a era pré-hispânica até hoje.

Propostas que vão do vinho ao queijo… e às máscaras!

Embora Tequisquiapan represente tecnicamente a porta de entrada para a rota do vinho e do queijo de Querétaro, não é obrigatório que se siga este percurso. É possível reservar um passeio de queijo e vinho a partir de Querétaro, planeando-se então a visita a uma adega de queijos e a outra vinícola, passando-se assim uma tarde certamente muito animada. O Museu da Máscara trata-se de um pequeno museu que exibe máscaras de diferentes regiões, dividindo-se em três secções: máscaras concebidas localmente que venceram um concurso anual, máscaras elaboradas por crianças entre 5 e 12 anos e máscaras doadas por indivíduos de diferentes países do Mundo.


O artesanato regional de lã e a Fonte Dançante da La Peña de Bernal

As ruas do centro da cidade são preenchidas por artesãos que vendem diversos géneros de artesanato, mas é no mercado La Aurora que se poderá aprender sobre os produtos de lã tecidos na região. Aqui surge, então, a oportunidade de ver os artistas em acção enquanto tecem tapetes, roupas, bolsas e outros itens de lã nos seus teares de pedais.

Nas noites de sexta e sábado, os visitantes dirigem-se à Fonte La Peña de Bernal, altura em que a cidade ali realiza um espetáculo de luzes. A fonte situa-se na base do monólito, representando a sua visita uma óptima actividade para levar a cabo com crianças embora os adultos também apreciem a atmosfera nocturna sob o monólito.

www.hotelcasamateo.com

www.mitmevents.com

www.queretaro.travel

Previous post

Zanzibar: O lugar onde a Arábia e o Oriente se encontram

Next post

Corrida às Bancas