0
Shares
Pinterest Google+

Saint Augustine foi fundada pelos espanhóis em 1565 e constitui a mais antiga cidade estabelecida nos Estados Unidos da América por colonos europeus que se manteve continuamente ocupada

Fotos: St. Augustine, Ponte Vedra & The Beaches VCB

Localizada no estado da Florida, representa hoje um dos principais destinos turísticos mantendo a sua integridade apesar da forte presença daqueles que a procuram como fonte de entretenimento. Um dos aspectos que tornam esta cidade tão atraente é o fácil acesso à sua memória histórica que ali é proporcionada através de inúmeros museus e da autenticidade de uma arquitectura centenária, bem visível nos monumentos e nas estreitas ruas de paralelepípedos. Saint Augustine também se destaca como o principal dos inúmeros parques temáticos históricos de toda a Florida, encontrando-se aqui uma grande diversidade de alojamentos, bons restaurantes e muita diversão.

Castillo de San Marcos

O primeiro lugar a visitar será obviamente o Castillo de San Marcos, construído pelos espanhóis para defender o estado da Florida e a rota comercial atlântica. Classificado como monumento nacional, preserva a mais antiga fortificação naquele continente, guardando mais de 450 anos de história. Construção muito fotogénica, mudou de mãos cerca de seis vezes.

Museu Lightner

Trata-se de um icónico edifício da mais antiga cidade americana, acolhendo uma extraordinária colecção que disponibiliza experiências imersivas de arte, arquitectura, história e design. Encontra-se instalado no antigo Hotel Alcazar, um resort da época dourada comissionado pelo magnata dos caminhos-de-ferro Henry Flagler, que foi concebido em 1887 e construído de acordo com o estilo revivalista da renascença espanhola pelos arquitectos nova-iorquinos Carrère & Hastings.

Bairro colonial

Nada melhor do que passear nesta recriação da era colonial de Saint Augustine para compreender como se vivia aqui no século XVIII. Neste maravilhoso espaço abundam em cada esquina artesãos como ferreiros, peleiros e especialistas em armas, disparando-se também pontualmente neste ponto os canhões e mosquetes da cidade.

Casa Museu Ximenez-Fatio

Um dos edifícios residenciais melhor preservado da era do segundo período espanhol (1783-1821) de toda a Florida, foi em 1973 adicionado ao registo nacional de lugares históricos e em 2012 designado património histórico nacional.  Data de 1798 e inclui o edifício principal, a construção destinada à cozinha e uma lavandaria completamente reconstruidas, focando-se principalmente na função do mesmo como estalagem durante o período que se estendeu entre 1826 a 1875.

Praia de Saint Augustine

Quase a perder-se num tão vasto contexto histórico, a Praia de Saint Augustine é de visita obrigatória, não ficasse o passeio completo à Florida sem semelhante empresa. O sol e o surf costumam ser ali muito apetecíveis e a praia é muitíssimo popular.

Museu do Hospital Militar Espanhol

Eis um bom local onde aprender um pouco acerca das técnicas clínicas da era colonial e que consistiam em larga escala no recurso a amputações e ao uso de sanguessugas, entre outras. Localizado na reconstrução do hospital original, este museu faz-nos sentir bastante aliviados por não sermos um daqueles pacientes de 1791…

Anastasia State Park

Um verdadeiro paraíso para os visitantes e também para a vida selvagem, o Anastasia State Park conta com cerca de 6,5 Km2 de praias intocadas, pântanos, ecossistemas únicos e antigas dunas de areia, tornando uma visita a este lugar algo de absolutamente inesquecível.

Basilica de Saint Augustine

Com uma torre magnífica a vigiar a Praça da Constituição, esta catedral ao estilo das missões espanholas será possivelmente o primeiro espaço de adoração católico dos EUA.

Praça da Constituição

No centro da baixa, a Praça da Constituição representa o mais antigo parque público americano tratando-se de um antigo mercado de alimentos (e escravos) e exibindo um pitoresco coreto, alguns canhões, as ruínas do poço da cidade e um monumento em honra dos confederados.

Previous post

Huayna Picchu ou Machu Picchu: A bordo do Hiram Bingham até à civilização inca

Next post

Universal Studios Florida: Brincadeira total… para todas as idades!