0
Shares
Pinterest Google+

Desfile histórico de 22 faraós pelas ruas do Cairo

Foi numa cerimónia multimilionária que, no sábado passado, 18 reis e quatro rainhas abandonaram o neoclássico Museu Egípcio, no Cairo, para ocuparem o seu novo lugar de repouso a cerca de cinco quilómetros de distância, no Museu Nacional da Civilização Egípcia, desfilando em grande pompa pelas ruas da cidade do Cairo.

O “Pharaho’s Golden Parade” beneficiou de apertadas medidas de segurança que visaram proteger o sangue real das múmias, transportadas num grande cerimonial por ordem cronológica dos seus reinados, com o Faraó Sequenenré Taá II, da XVII Dinastia, a liderar a comitiva e Ramsés IX, que reinou no século XII a.C, a encerrá-la. Uma das maiores atracções do evento foi o desfile do Faraó Ramsés II, do Império Novo, que terá reinado por 67 anos e sido responsável pela construção do Templo de Abu Simbel. Outro ponto forte foi a passagem da Rainha Hatshepsut pelas ruas do Cairo. A alta digitária ter-se-á tornado faraó após a morte do marido, como regente, embora na época as mulheres não ocupassem semelhante posição.

Cada múmia foi transportada num veículo decorado e apetrechado com amortecedores especiais e cercado por réplicas de carros de guerra puxados por cavalos. Para manter as condições das múmias, recorreu-se ao uso de nitrogénio, de modo a proporcionar a sua protecção contra agentes externos. As estradas das ruas percorridas foram também repavimentadas de modo a garantir que a viagem decorresse com a maior suavidade possível. O evento completo pode ainda ser visto em https://www.presidency.eg/en/

Previous post

Praias transformadas em lixeiras

Next post

Deter a “caça à barbatana” em território europeu