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Rota 66

Também conhecida como a Main Street of America ou Mother Road, a famosa Rota 66 evoca toda uma época e um imaginário próprios do início do século XX. O pó, os cenários abertos e desérticos que se sucedem alcatrão fora, o calor e a aventura da partida rumo à liberdade são ícones que acompanham esta linha contínua de quase quatro mil quilómetros.

A Rota 66 nasceu a 11 de Novembro de 1926. Esta estrada, que originalmente ligava Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, tornou-se rapidamente a mais famosa estrada de todos os Estados Unidos da América. Eternizada por Nat King Cole no tema Route 66, serviu de via de transporte aos migrantes para a zona oeste do país, especialmente durante as tempestades de areia dos anos 30 e que duraram dez anos, provocando desastres agrícolas no seguimento da devastação das grandes planícies e da enorme seca que se verificou, originando-se perdas económicas gravíssimas. Estes migrantes deslocavam-se essencialmente de Oklahoma, do Arkansas, do Kansas e do Texas à procura de colocação em trabalhos agrícolas na Califórnia.

Uma estrada com muitos negócios

A Rota 66 representava também uma fonte de receita financeira para as comunidades pelas quais passava, assegurando as suas economias pelo movimento que apresentava. Houve mesmo quem devesse o desenvolvimento do seu meio de sustento dada a crescente popularidade da estrada, estabelecendo negócios nos pontos por onde esta passava, razão pela qual muitos tremeram quando foi anunciada a criação de um novo sistema de comunicação interestadual. A Route 66 passava por diversas pequenas aldeias, contribuindo os seus utilizadores para a sobrevivência de negócios familiares como as estações de serviço, os restaurantes e os motéis que disponibilizavam os seus serviços a quem ia passando.

As vias interestaduais viriam eventualmente ditar o fim da agitação e do nível de movimentação da Rota 66 e em 1985 a Mother Road foi excluída do sistema de estradas americano. A ideia original da construção de uma estrada que ligasse Chicago a Los Angeles partiu dos empresários Cyrus Avery e de John Woodruff. A maior parte das pequenas cidades de então não tinha qualquer acesso às mais importantes vias de comunicação. O tráfego foi crescendo nesta via muito devido às suas características, bastante planas, o que facilitava em larga escala a circulação de camiões.

Em tempos de guerra

Aquando da Segunda Guerra Mundial, a Rota 66 foi novamente muito procurada por quem perseguia na Califórnia uma colocação profissional nas indústrias relacionadas com a guerra, tendo-se tornado também a principal via de transporte de equipamento militar. Sabe-se inclusivamente que Richard Feynnman, quando esteve deslocado em Los Alamos para trabalhar no Manhatan Project, percorria com regularidade cerca de 160 quilómetros desta estrada para visitar a mulher entretanto internada num sanatório em Albuquerque em virtude de se encontrar gravemente doente com uma tuberculose da qual nunca chegou a recuperar.

O furor dos anos 50

Nos anos 50, a Rota 66 tornou-se a principal estrada que levava ao destino de férias muitos americanos a caminho de Los Angeles. Passando pelo Painted Desert, pelo Grand Canyon e pela Meteor Crater, começou a representar também um polo de atracção turística, que imediatamente cresceu dados os pontos de interesse que ali se desenvolveram, como os motéis em forma de teepee, os stands de gelados e as quintas de répteis. Perto de St. Louis, a Caverna de Meravec começou a apresentar-se como o grande esconderijo de Jesse James. Em Amarillo, no Texas, o restaurante Big Texan oferecia a refeição a quem conseguisse ingerir um bife de dois quilos. Foi também junto à Rota 66 que nasceu o primeiro restaurante drive-through, o Red Giant’s Hamburg em Springfield, no Missouri, e onde surgiu o primeiro McDonnald’s, em San Bernardino, na Califórnia, a 15 de Maio de 1940, representando assim um marco na indústria do fast-food americano.

Caída em desuso face a construção das vias interestaduais na década de 80, nos anos 90 a Rota 66 foi reconhecida como memória da história americana e como marco do sonho americano, iniciando-se toda uma série de iniciativas que promoveram a sua recuperação e souberam chamar sobre ela a atenção turística. Hoje em dia é principalmente procurada para este propósito, sendo apresentada como a oportunidade de viver o antigo estilo americano em primeira mão. E se assim é, não podemos deixar de, ao longo dos seus 3.940 quilómetros, referir alguns pontos de interesse que não deve perder. Portanto, se tem vontade de reviver os cenários de Thelma & Louise, com as fabulosas Geena Davis e Susan Sarandon, de As Vinhas da Ira, com Henry Fonda, Easy Rider ou do filme animado Cars, já sabe que vai também precisar de uma extensa banda sonora para acompanhá-lo nesta aventura que atravessa o país quase de lés a lés. Nada melhor, então, do que uma selecção inicial de algumas músicas que evocam este lugar: Comece suavemente, com Nat King Cole e com (Get your kicks on) Route 66, avance para This Land is Your Land de Woody Guthrie para entrar no espírito certo, e meta uma a fundo com Born to Be Wild, de Steppenwolf. Abrande com Tracy Chapman e Fast Car e depois celebre com Life is a Highway, de Tom Cochrane enquanto desfruta dos locais que lhe deixamos como visitas obrigatórias.

Em Illinois:

Paul Bunyan e o Cachorro Quente – estátua de quase seis metros de altura, foi concebida para anunciar a proximidade de um café no Arizona mas foi em Atlanta que permaneceu a sua morada (Atlanta). O maior vagão coberto do Mundo – feito à mão em 2001, assinala o 75º aniversário da Rota 66 (Lincoln). A histórica bomba de gasolina – aberta apenas seis anos após a inauguração da Rota 66, esta bomba retro encontra-se em perfeitas condições, mas já não fornece gasolina e sim memórias (Odell). Murais da Cidade de Pontiac – alguns de 1880, outros de 2000, todos interessantes e a celebrar a enigmática estrada (Pontiac). A Maior Embalagem de Catsup do Mundo – fica mesmo ali ao lado, com 52 metros de altura (Collinsville). A  Chain of Rocks Bridge – construída em 1927 e utilizada nas filmagens de Escape from New York Madison. O Ariston Café – aberto em 1924 e considerado como o mais antigo café da Rota 66 (Litchfield). Início da Rota 66 – não se sabe onde começa ao certo nem onde acaba, mas o ponto onde foi colocada a placa (99 and Adam Street) encontra-se aqui por alguma razão! (Chicago).

Missouri:

Rota 66 Red Rocker – um dos marcos lendários da Rota 66 e um ponto de visita obrigatório (Fanning). Wagon Wheel Motel, Café & Gas Station – Aberta em 1936, esta estação de serviço já não vende gasolina mas até hoje mudou em muito pouco (Cuba). Drive-in Theatre – um lugar histórico para os viajantes da Rota 66, inaugurado em 1949 e reaberto em 98 (Carthage). Ponte do Rio Meramec – com mais de 100 anos e muita história, merece certamente uma visita (Eureka).

Kansas:

Café on the Route – Antigo banco, consta que Jesse James perpetrou aqui um dos seus grandes assaltos em 1876 (Baxter Springs). Estação de Serviço Kan-O-Tex – preservada e a evocar a década de 30, exibe orgulhosa o reboque que surge como melhor amigo da personagem principal do filme animado Cars, da Disney-Pixar (Galena). The William’s Store – a mais antiga loja da Rota 66 em contínuo funcionamento, desde 1925 (Riverton). Fort Blair – famoso graças ao massacre de Baxter Springs, que marcou a guerra civil americana (Baxter Springs).

Oklahoma:

Museu da Rota 66 – para ficar já com uma ideia da viagem que terá pela frente, com um percurso fotográfico, artefactos vintage e muito mais (Clinton). Totem Pole – o histórico totem com cerca de 27 metros de altura e três de comprimento, uma verdadeira atracção desde 1948 (Foyil). Teatro Coleman – construído por um milionário em 1929, é um dos mais encantadores pontos de visita da Rota 66 (Miami).

Texas:

Estação Serviço de Conoco – construída em 1936, constitui um marco art deco, que também figurou no filme Cars da Disney-Pixar, exibindo ainda o charme das estações de serviço dos anos 40 (Shamrock). Depósito de Água Inclinado – é um dos ícones da Rota 66, que após ter sido desactivado se manteve como ponto de interesse (Groom). Rota 66 Midpoint – marca o ponto intermédio da Rota 66, um ponto ideal para tirar uma selfie e enviar para casa (Adrian). Cadillac Ranch – ponto de passagem obrigatória, com os seus dez automóveis a fazer um dos melhores cenários de sempre (Amarillo). VW Slug Bug Ranch – semelhante ao Cadillac Ranch, mas com carochas encantadores (Conway). Cruz Gigante – uma cruz com cerca de 60 metros de altura e visível até 30 de distância, portanto será difícil não dar por ela (Groom).

Novo México:

Pueblo de Acoma – um autêntico pueblo também conhecido como Sky City, com uma localização que permite uma das mais maravilhosas vistas sobre o Novo México (Cibola County). Motel Blue Swallow – inaugurado pouco antes da Segunda Grande Guerra, foi recuperado em 2007 no âmbito do Rota 66 Corridor Preservation Program (Tucumcari). Museu Mesalands Dinosaur – uma variante e óptima oportunidade para observar esqueletos, fósseis e réplicas de criaturas do passado (Tucumcari). Santa Rosa Blue Hole – uma maravilha natural com águas cristalinas e de uma enorme beleza (Santa Rosa). Capela de São Miguel – a mais antiga dos EUA, construída entre 1610 e 1626, ainda com serviços de eucaristia regulares (Santa Fé).

Arizona:

Grande cratera – a marca da colisão de um meteorito com a Terra há 50 milhões de anos, com um impacto visual absolutamente esmagador (Meteor City). Deserto Pintado e Floresta Petrificada, pontos absolutamente imperdíveis e das melhores paisagens que poderá apreciar nesta viagem (Holbrook). Grand Canyon – há que fazer um desvio da Rota 66 para lá chegar, mas a hora e pouco a que se encontra de distância justifica-se perfeitamente pela experiência que proporciona.

Califórnia:

Museu da MacDonnald’s – eis onde tudo aconteceu e o primeiro passo de uma cadeia que se tornou mundialmente conhecida. Visita ao primeiro restaurante da marca, datado dos anos 40 (San Bernardino). Hollywood – aproveite o dia para mergulhar na cidade da aventura. Visite o seu símbolo e dê um salto ao Universal Studios (Los Angeles). Cais de Santa Mónica – claro que no final da sua aventura vai querer visitar este local onde a estrada termina oficialmente e que também é conhecido como The End of The Trail (Los Angeles).

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