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Ou como salvar uma livraria lendária

A Shakespeare and Company é uma livraria de língua inglesa localizada na margem esquerda do Sena, no coração de Paris, onde ao longo de quase 70 anos escritores e leitores como James Joyce, Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald encontravam o seu espaço de eleição. No entanto, como tantos outros pequenos negócios do mundo, esta livraria sofreu sérios danos económicos graças à pandemia, necessitando agora de ajuda urgente para poder sobreviver numa França em lockdown desde 30 de Outubro. Desde o início do confinamento, em Março, e agora no Outono, as vendas da Shakesperare and Company caíra 80%. “Tal como outros livreiros independentes, fizemos um esforço extra de maneira a aumentarmos as encomendas online e apesar de estas vendas terem ajudado, percebemos que é pouco realista esperarmos que este nível de actividade se mantenha ao longo de muitos meses, uma vez que as pessoas continuam a não conseguir viajar”, podemos ler no site. Por esta razão, no final de Outubro a livraria enviou um mail aos seus clientes a explicar a situação encorajando-os a comprar um livro. Na sexta-feira passada, a livraria alcançava o recorde de cinco mil encomendas online realizadas numa só semana, quando o valor normal para este período mal chegava antes a cem exemplares. Parece que até o antigo presidente francês Francois Hollande fez questão de aparecer e de dar o seu contributo antes do início do actual confinamento. Muitas pessoas de todo o mundo aderiram a esta campanha uma vez que esta livraria ocupa um lugar especial nos seus corações. “O meu pai deixava as pessoas dormirem na loja”, conta Sylvia Whitman, cujo pai George Whitman fez tudo para devolver a vida a este espaço em 1951 após a sua fundadora Sylvia Beach a encerrar em 1941. “Cerca de 30 mil pessoas dormiram nesta loja”, adianta, revelando que o preço pela estada consistia na leitura de um livro por dia, em ajudar na loja durante duas horas e escrever uma autobiografia de uma página para os arquivos de Whitman. Este tipo de espírito de comunitário tornou-a o epicentro da comunidade literária parisiense e agora tenta-se renascer esse mesmo espírito online através do lançamento do Friends of Shakespeare Company, um programa que promove a realização de sócios-membros durante um ano, de maneira a apoiar a loja “financeira e espiritualmente” ao longo de 2021. Os valores para que um leitor possa tornar-se membro começam nos 45€ por ano em troca de uma newsletter exclusiva quatro vezes por ano, e vai até aos 500€, valor que dá acesso a clubes de leitura quatro vezes por ano, com os exemplares assinados pelos autores. Esta ideia inspira-se numa iniciativa da própria Beach, que abriu a loja original em 1919 e que inaugurou um tipo de programa semelhante na Grande Depressão, proporcionando acesso exclusivo a leituras com autores como TS Elliot e Hemigway, que quebrou uma das suas próprias regras ao estar presente em eventos públicos para ajudar a livraria.

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