0
Shares
Pinterest Google+

“Everydaycovid, diários fotográficos em estado de emergência”

Eis o registo que resulta da página no Instagram @everydaycovid, fundada pelos fotojornalistas Miguel A. Lopes e Gonçalo Borges Dias em Março de 2020, um diário visual em que fotógrafos e fotojornalistas foram convidados a documentar os eventos e consequências relacionados com o fenómeno Covid-19.

Este conceito, de certa forma terapêutico, depressa ganhou contornos mais sérios, devido ao interesse de participação de mais de 100 fotógrafos portugueses espalhados por todo o país, incluindo ilhas, e pelo crescente número de seguidores da página — através das suas lentes, esses seguidores foram podendo acompanhar, de forma única, os vários cenários da pandemia.

Todos os dias, desde 16 de Março de 2020, foram publicadas centenas de fotografias de acontecimentos relacionados com o Covid-19, estruturados em vários formatos: reportagem, documental, retrato de sociedade e diários caseiros. O isolamento, o sentido de clausura, a nova realidade das máscaras, a dinâmica dentro dos hospitais, lares, desinfecções, momentos políticos e até funerais, são alguns dos temas retratados.

Diariamente, as imagens foram sendo selecionadas por um grupo de oito editores, uma verdadeira “task-force”, em formato de curadoria de grupo online: André Dias Nobre, Angelo Lucas, Gonçalo Borges Dias, Gonçalo Delgado, João Pedro Almeida, Miguel A. Lopes, Rui Soares e Rui Miguel Pedrosa. O grupo reunia-se todas as noites, em videoconferência, para editar e escolher as fotografias a publicar, projectando também novas ideias para os dias seguintes.

Este diário fotográfico foi registado por profissionais que, na sua maioria, se encontram em situações de trabalho bastante precárias, espelhando bem o cenário que se vive hoje em dia no jornalismo nacional — um meio com futuro incerto e angustiante para quem faz dele profissão.

De notar ainda que todo este trabalho foi realizado sem qualquer incentivo financeiro, apenas motivado pela necessidade intrínseca de informar e registar, para memória, a luta e as respostas dos portugueses face à pandemia.

A obra agora em causa reverte integralmente a favor de beneficência e poderá ser adquirida por €29,90 (IVA Incluído) em https://www.everydaycovid.pt/.

Previous post

Primeiros censos da vida selvagem

Next post

Madeira distinguida pela Quercus