0
Shares
Pinterest Google+

Três destinos próximos uns dos outros, que valem por si próprios mas que conjugados numa viagem ao passado enriquecem a experiência de testemunhar o que resta da era de enorme brilho que se viveu no que é agora a região turca.

Pamukkale

Mesmo ao lado de Hierápolis, Pamukkale, ou em português “castelo de algodão”, consiste num conjunto de piscinas de água termal de origem calcária. A formação de Pamukkale localiza-se numa colina perto de Denizli e resulta das águas termais que passam por baixo da mesma, provocando um derrame de carbonato de cálcio que solidifica como mármore travertino e forma, assim, bacias de água gigantes que descem em cascata. Pamukkale conta com 17 piscinas termais com temperaturas que variam entre os 35 e os 100 graus Célsius. A sua visão é absolutamente encantadora e de um azul magnífico que convida, mas banhar-se nas águas deste paraíso Património Mundial é agora proibido.

Éfeso

No século I a.C. foi a segunda maior cidade do mundo, logo a seguir a Roma. Ali se ergueu o famoso Templo de Artémis, mais conhecido como Templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo, tendo em 2015 sido as suas ruínas declaradas pela UNESCO como Património da Humanidade. Éfeso ficou parcialmente destruída por um terramoto ocorrido em 614, mas era aqui que, na época, se encontrava um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores. Considerado como uma das mais notáveis estruturas em melhor estado de conservação, o Templo do Imperador Adriano encontra também aqui a sua morada e uma visita a este espaço será absolutamente incontornável. Localizado na Rua Curetes ou Rua de Mármore, goza de uma situação privilegiada para quem deseje compreender o dia-a-dia da época. Na mesma rua está localizada a Biblioteca de Celso, um dos poucos exemplos remanescentes que nos permite compreender como era concebida uma biblioteca na realidade da época. Ainda nas proximidades de Éfeso, não deverá o viajante deixar de visitar a Casa da Virgem Maria, em turco Meryem Ana ou Meryem Ana Evi (Casa de Mãe Maria), que fica no Monte Koressos. Embora a Igreja Católica nunca se tenha pronunciado acerca da mesma, já por várias vezes abençoou o santuário.

Esmirna

Izimir em turco, deriva da palavra grega Smirne, que em português poderá ser traduzida como mirra, a especiaria que um dos três Reis Magos terá oferecido a Jesus Cristo aquando do seu nascimento. Trata-se da terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e a Ancara. Situada na região do Egeu, é uma das mais antigas cidades da bacia do Mediterrâneo, com cinco mil anos de passado. Entre os séculos XVII e XIX, Esmirna tornou-se um dos mais conhecidos portos do mundo, constituindo um centro de comércio cosmopolita. Considerada como a mais ocidentalizada cidade da Turquia, Esmirna encanta não só pela história, como pelas experiências que proporciona, com numerosas praias e clima quente.

Previous post

Experiências inesquecíveis no Quénia

Next post

Rota do Oeste