0
Shares
Pinterest Google+

Exotismo, mar, animais exóticos e um recanto de conservação. As Ilhas Galápagos são ainda um reduto de equilíbrio e de paz. A bordo de um iate de luxo, visitámos este milagre equatoriano

Texto e Fotos Donnie Sexton

As Ilhas Galápagos, que integram o Equador e se situam a cerca de 965 quilómetros do continente, representam um dos ecossistemas mais pristinos e únicos em todo o Mundo. A maioria do território integra o Parque Nacional Galápagos, pelo que o arquipélago vulcânico se mantém cuidadosamente administrado e protegido. O parque integra 233 ilhas, ilhotas e rochas, mas apenas 20 reúnem condições para receber visitantes, sendo possível explorá-las em terra, por água ou dos dois modos. O Parque Nacional Galápagos também é morada de mais de sete mil espécies nativas de plantas e animais endémicos. Considera-se uma raridade quando ao longo de toda uma vida um viajante tem a oportunidade de observar algumas destas ilhas tão maravilhosas.

Existem duas opções de exploração do arquipélago. Podemos optar por um passeio por terra, permanecendo num dos hotéis das ilhas de Santa Cruz, San Cristóbal ou de Isabela, e realizar passeios diários com operadores de turismo locais até às ilhas mais próximas.

A segunda opção aposta num cruzeiro no oceano ao longo de um mínimo de quatro dias a duas semanas. A vantagem de realizar o percurso a bordo de um cruzeiro é que estas embarcações podem avançar percorrendo grandes distâncias durante a noite, de maneira a conseguirmos alcançar mais ilhas, o que proporciona mais horas de sol para explorar as terras e bastante tempo para praticar desportos aquáticos como o mergulho, o snorkeling, o paddle ou o kayak. Cada embarcação recebe um agendamento com o Parque Nacional Galápagos que determina as ilhas que poderão ser visitadas. Ao longo de uma semana, os visitantes costumam conseguir visitar cerca de cinco a sete ilhas. O parque também exige que cada grupo seja sempre acompanhado por um guia desde o momento em este que entra em qualquer uma das ilhas.

A bordo do luxo, com acesso às ilhas

Embora exista uma série de pequenas embarcações que oferecem tours pelas Galápagos, uma das melhores empresas com que poderá passear é a Ecoventura (www.ecoventura.com), que conta com três iates de luxo exclusivamente dedicados às Ilhas Galápagos. Estas visitas são organizadas com um máximo de 20 pessoas, garantindo um serviço absolutamente excepcional. É magnífico desfrutar das Ilhas Galápagos e da sua riqueza em vida selvagem e regressar depois ao iate para saborear um jantar divinal, desfrutar de serviços de excelência e deixarmo-nos adormecer em beliches extremamente confortáveis e acolhedores. A Ecoventura emprega guias especialistas em Natureza que partilham continuamente o seu conhecimento acerca da história, da geografia e da biologia das ilhas.

Os iates recorrem a pangas (grandes embarcações motorizadas de borracha) para transportar os seus hóspedes até às margens. Alguns desembarques decorrem, em certas ilhas, em águas rasas, sendo depois necessário caminhar até à praia, enquanto noutros casos a panga consegue mesmo aproximar-se da areia. Em ambas as ocasiões, as equipas de bordo assistem os seus convidados garantindo a sua segurança e também a das pangas. Algumas das ilhas têm como modo preferencial de exploração a caminhada por trilhos, enquanto outras oferecem praias de areia branca onde apetece mesmo saborear o sol e onde o espaço é partilhado com leões-marinhos.

O animal mais famoso da vida selvagem das Ilhas Galápagos é a tartaruga gigante, que encontramos em Santa Cruz, a segunda maior ilha do arquipélago. Um curto passeio de autocarro a partir da principal cidade de Playa Ayora leva os visitantes ao centro das terras altas, onde as tartarugas vivem em liberdade. Chegam a pesar cerca de 400 quilogramas e vivem em média cem anos ou mais. Nos arredores de Playa Ayora, os visitantes gostam de apreciar a Charles Darwin Research Station, que funciona como um centro de reprodução das tartarugas gigantes e que constitui um excelente recurso, com muita informação acerca das ilhas e da sua história.

Uma miríade de espécies

Cada ilha acolhe diversas espécies de aves e de vida selvagem, que se avistam a partir das trilhas pintadas e que os visitantes deverão seguir. Leões-marinhos, lagartos de lava, caranguejos Sally Lightfoot, atobás-de-nazca e pelicanos pardos são apenas algumas das espécies que por ali se passeiam.

A Ilha Espanhola é densamente populada por iguanas-marinhas, tipicamente negras, mas que durante a época do acasalamento assistem a uma mudança, com o macho a alterar as suas cores para vermelho vivo e verde. Trata-se do único lagarto que consegue nadar no oceano. A Ilha Floreana é morada dos flamingos americanos, que se acumulam nas lagoas. Ao longo das costas da Ilha Bartolomeu, a que temos acesso por panga, podemos apreciar os famosos pinguins das Galápagos, os mais pequenos de toda a família, medindo apenas cerca de 48 centímetros.

A Ilha de North Seymour encontra-se repleta de pelicanos pardos, de gaivotas-de-rabo-de-andorinha, patolas de pés azuis e de fragatas magníficas, cujas gargantas vermelho vivas se insuflam durante a época do acasalamento. A iguana terrestre das Galápagos, amarelada, também pode ser apreciada na Ilha de North Seymour, sendo por vezes observada a comer figos do diabo.

As Ilhas Galápagos não têm qualquer paralelo na Terra. Ali é possível observar-se uma riqueza de aves e de espécies de vida selvagem sem se incomodar o seu habitat. Para os apreciadores de aventuras, o arquipélago das Galápagos representa um dos melhores destinos de snorkeling e de mergulho. Para fotógrafos e amantes da Natureza, as ilhas são um verdadeiro encanto. Se lhes acrescentarmos um cruzeiro de luxo, então teremos a receita ideal para uma escapadela requintada.

Previous post

Islândia, na terra do gelo

Next post

Sardinha e bacalhau vão fugir das nossas águas