0
Shares
Pinterest Google+

No dia 30 de Março de 1922 Portugal iniciaria pelas mãos de dois visionários e  verdadeiros aventureiros, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, uma presença fulcral na história da aviação. Estes dois homens fariam história numa aventura inesquecível ao realizarem a travessia aérea do Atlântico Sul,  já no contexto das comemorações do centenário da independência do Brasil

De Belém descolava o Lusitânia, um hidroavião Fairy com motor Rolls Royce, com destino ao Rio de Janeiro cumprindo assim a primeira travessia do Atlântico Sul.

Programa

12 Nov. (sáb.) – Lisboa / Las Palmas

A grande expedição de Travessia do Atlântico Sul em 2022, começa aqui, em Lisboa. À semelhança de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, partiremos em direção ao Brasil, com escalas nas Canárias e em Cabo Verde.  Os nossos aviadores viajaram em hidroavião, nós num moderno avião Airbus privado da Companhia Hi Fly.

Chegada a Las Palmas durante a manhã. Faremos uma visita panorâmica de Las Palmas e de alguns pontos na ilha, com almoço em restaurante. O jantar será no hotel.

Com cerca de 500 quilómetros de costa, a Ilha de Gran Canária é a terceira maior do famoso arquipélago. Las Palmas, a capital, foi onde os dois aventureiros fizeram a primeira escala a 30 março de 1922 e que apesar de alguns contratempos foi um sucesso. A cidade de Las Palmas é hoje um destino bastante diferente do de então, afirmando-se como uma capital dinâmica e de carácter espanhol, com as suas praias, areais e festividades.

13 Nov. (dom.) – Las Palmas / Ilha de Santiago
A manhã será livre para conhecer e desfrutar um pouco mais desta primeira escala.
Almoço em restaurante, seguido de transporte para o aeroporto. Continuação em voo privado com destino à Ilha de Santiago em Cabo Verde. Jantar e alojamento no hotel.

O hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi o primeiro avião a aterrar em Cabo Verde, sendo por isso um momento extraordinário.
Cabo Verde teve um papel determinante nesta travessia, sendo a partir da ilha de Santiago que se realizou o mais longo e desafiante percurso de 1.682 quilómetros, que terminaria, 11 horas e 21 minutos depois, no Brasil (Penedos).

14 Nov. (2ª F) – Ilha de Santiago

Dedicaremos o dia a conhecer esta bonita ilha. Faremos uma visita ao centro histórico da cidade,  seguindo-se o imperdível Mercado típico de Sucupira. Continuamos depois até à Vila da Cidade Velha e antiga Ribeira Grande de Santiago – Património Mundial da Unesco desde 2009, e que coloca Cabo Verde na rota Internacional de locais de valor universal. Faremos uma paragem na Fortaleza Real de São Filipe.

Almoço no hotel e tarde livre para desfrutar da praia ou passeios pela Ilha.

jantar será em restaurante tradicional com muita música.

15 Nov. (3ª F) – Santiago / Recife

Poderão ainda durante esta manhã ter alguns momentos de descanso ou disfrutar da praia. Almoço no hotel e saída para o aeroporto, para embarque em voo privado com destino ao Recife.

Este será o dia da grande Travessia do Atlântico Sul, de Santiago ao Recife. Os nossos aviadores tiveram o primeiro contacto com o Brasil, no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. São minúsculas ilhas desabitadas que nós apenas podemos eventualmente sobrevoar. Chegar até aqui já era uma vitória e a conquista de um grande feito para Portugal.

Chegada ao Recife. Jantar no hotel.

16 Nov. (4ª F) – Recife / Fernando de Noronha

Visita da cidade  do Recife e Olinda durante a manhã, incluindo a sua zona histórica e passagem pelo monumento erguido em honra dos aviadores. Almoço em restaurante, após o qual seguiremos para o aeroporto. Continuação em voo privado com destino à Ilha de Fernando de Noronha. Jantar e alojamento em Pousadas.

Foi aqui que a aventura teve uma pausa, quando os nossos aviadores tiveram que ponderar as hipóteses de manter a rota ou desistir.  “O prudente seria voltar para trás mas a má impressão produzida se assim fizéssemos, certamente seria enorme!” . Depois de muito debate decidiram continuar a aventura…

17 Nov (5ª F)  Fernando de Noronha

Dia livre para conhecer este paraíso ecológico, que em 2001 foi declarado pela Unesco Património Natural da Humanidade e onde em 1832 Charles Darwin assinalou a sua passagem.

Um dia para desfrutar da natureza e das belas praias e piscinas naturais. Jantar na Pousada.

18 Nov. (6ª F) – Fernando de Noronha / Salvador da Bahia

Partida de manhã em voo privado em direção a Salvador da Bahia.  Continuação para o hotel. Após o almoço no hotel, visitaremos esta cidade histórica, onde podemos conhecer a cultura afro-brasileira e apreciar a arquitetura colonial portuguesa, com destaque para o Pelourinho, o seu coração histórico.  Jantar em restaurante.

19 Nov. (sáb.) – Salvador da Bahia

Dia livre para explorar a cidade, desfrutar das praias da região ou para visitas e atividades opcionais.

Jantar em restaurante.

Na Baía os nossos aviadores tiveram uma receção delirante, permanecendo alguns dias em clima de entusiasmo e carinho antes de continuarem a expedição. Ao descolarem acontece uma avaria mecânica que levanta dúvidas em continuar a viagem, mas apesar das condições arriscadas o desejo de chegar ao fim era enorme.

20 Nov. (dom.) – Salvador da Bahia / Porto Seguro

Continuamos em avião privado para Porto Seguro. Após a chegada, transporte ao hotel, onde será servido o almoço. Tarde livre para actividades a gosto pessoal. À noite, saída para jantar em restaurante.

Este foi o primeiro local de chegada dos portugueses no século XV e volta a ter grande relevância histórica ao receber os nossos aviadores, que aqui permanecem um dia, envoltos em grande euforia.

21 Nov. (2ª F) – Porto Seguro / Vitória

Saímos de manhã para visita à zona histórica de Porto Seguro e a Arraial da Ajuda, onde encontramos muitos símbolos do poder da coroa portuguesa. Almoço em restaurante, após o qual seguiremos para o aeroporto. Continuação em voo privado para Vitória.  Jantar no hotel.

Um dia depois, os nossos aviadores partiram rumo a Vitória, com condições muito favoráveis – céu limpo, mar chão e horizontes claros e extensos.

Vitória apesar da diminuta população não ficou atrás das outras cidades na gentileza da receção.

22 Nov. (3ª F)  – Vitória / Rio de Janeiro

Saída para visita de duas das principais cidades do Espírito Santo- Vitória e Vila Velha, que contam a história da colonização do Estado, passando pelos principais pontos turísticos e praias. Almoço em restaurante.

Ao fim da tarde, partida em voo para o Rio de Janeiro. Chegada e jantar em restaurante ou no hotel.

Após dois dias e uma despedida afetuosa, levantam de novo sobrevoando o Ilhéu de Sta. Ana, o Cabo dos Búzios e o Cabo Negro. Apesar de um dia difícil coberto de neblina e aguaceiros os nossos aviadores continuam a viagem. Ansiosos e agora com bastante receio porque a costa junto ao mar é alta, não conseguindo uma boa visibilidade. Ao fim de 40 minutos lá conseguem avistar a Baía de Guanabara. Foram recebidos com agradecimentos e uma festa memorável. 

23 Nov. (4ª F) – Rio de Janeiro

De manhã, subiremos em trenzinho até ao Corcovado, situado a 730m acima do nível do mar e onde se ergue a famosa estátua do Cristo Redentor. Oferece uma vista espetacular do Rio, com os seus morros, praias e lagoas. Continuamos para visita ao centro histórico da cidade, com a Catedral. Almoço em restaurante durante a visita.

À noite, saída para jantar em restaurante.

24 Nov. (5ª F) – Rio de Janeiro

Este dia será livre para passeios, compras ou visitas opcionais.

Jantar com música e animação.

25 Nov (6ª F) – Rio de Janeiro/Lisboa

Saída de manhã em voo privado para Lisboa, com uma paragem técnica no percurso.

“O feito extraordinário de Sacadura Cabral e de Gago Coutinho ficaria

na História e através dos dois oficiais da Marinha, Portugal marcaria

novamente a descoberta de mais um trajeto rumo ao Brasil.”

PREÇOS POR PESSOA:

– Em quarto duplo ………….…  €   9.160,00

– Em quarto individual ….…..  € 10.950,00

Os preços incluem:

– Passagem aérea, para o percurso indicado, em avião privado da Hi Fly, com direito ao  transporte de bagagem de porão;

– Todas as taxas de aeroporto, combustível e segurança;

– Assistência e transporte privado Aeroporto/Hotel/Aeroporto, em todas as cidades;

– Estadia nos hotéis indicados ou similares em quarto duplo ou individual, incluindo o pequeno almoço diário;

– Todas as visitas mencionadas, em transporte privado, com acompanhamento de guia;

– Todas as refeições (excepto 3 almoços nos dias livres) em restaurantes ou hotéis;

– Acompanhamento durante toda a viagem por representantes Across;

– Seguro de viagem com PVFM, CIV A e complemento Covid 19 (inclui cancelamento de viagem no caso de teste PCR positivo nos 60 dias antes do início da viagem, despesas médicas e de repatriamento relativas a Covid contraído em viagem. Não inclui o cancelamento de viagem nem o repatriamento no caso de encerramento de fronteiras)

– Iva, Taxas hoteleiras, Taxas de Turismo e Serviço;

Não Incluem:

– Bebidas às refeições;

– Excursões opcionais;

– Testes à Covid 19, caso sejam necessários à data da realização da viagem;

– Extras de carácter pessoal, tais como: chamadas telefónicas, serviço de bar, lavandaria, etc…

– Qualquer outro serviço não especificado no presente programa.

Nota importante

– A realização desta viagem obriga a um mínimo de participantes.

– Os valores mencionados poderão sofrer alguma modificação, caso se verifiquem alterações cambiais significativas e/ou aumento das tarifas e respetivas taxas bem como a alteração do número mínimo de participantes ou qualquer outro custo relacionado com a viagem e que repercuta proporcionalmente no preço final da mesma.

HOTÉIS SELECIONADOS

LAS PALMAS – GRAN CANÁRIA

Hotel Santa Catalina Royal Hideaway 5*  ou similar

https://www.barcelo.com/es-es/santa-catalina-a-royal-hideaway-hotel/?

ILHA DE SANTIAGO (Cabo Verde)

Hotel Praia Mar 4*  ou similar

https://www.oasisatlantico.com/praiamar-a-deux

RECIFE

Hotel Atlante Plaza 5* ou similar

https://www.atlanteplaza.com.br/

FERNANDO DE NORONHA

Pousada Maria Flor ou Pousada Teju Açu ou similar

SALVADOR DA BAHIA

Hotel Wish 5* ou similar

https://www.wishhotels.com.br/wish-hotel-da-bahia

PORTO SEGURO

Hotel Eco Bahia Resort 4* ou similar

https://psebahiahotel.com.br

VITORIA

Hotel Sheraton 5* ou similar

https://www.marriot.com/en-us/hotels/vixsi-sheraton-vitoria-hotel

RIO DE JANEIRO

Hotel Hilton Capacabana 5* ou similar

https://www.hilton.com/en/hotels/riocchh-hilton-rio-de-janeiro-copacabana/

ou

Hotel Copacabana Palace 5* ou similar

https://www.belmond.com/hotels/south-america/brazil/rio-de-janeiro/belmond-copacabana-palace/
Previous post

Ir e… não voltar!

Next post