0
Shares
Pinterest Google+

HANSEATIC

Antárctida – Mais que uma aventura!

Experiência de cortar a respiração. O fascínio de uma forma completamente diferente. O pequeno navio MS HANSEATIC recebe-nos da forma mais acolhedora. O magnífico espectáculo dos enormes Icebergs. A diversidade do reino animal que deixa os amantes da natureza impressionados.
Quando possível, ser transportados pelos Zodiacs (lanchas de borracha especialmente preparados para expedições), que nos levam ao coração dos glaciares, várias vezes por dia.

Muito mais que uma aventura, a viagem de uma vida.

Fotos Hapag-Lloyd Cruises

O que os cruzeiros da Hapag-Lloyd Cruises procuram é proporcionar experiências. Experiências essas que abrem novos capítulos na grandiosa Antárctica: as ilhas glaciares, os íngremes fiordes, as diversas colónias de vida selvagem e as passagens de água congeladas. Esta viagem permite-nos experienciar a vida selvagem e a natureza de perto – desde as ilhas Falkland à Georgia do Sul, a Península Antárctica e as ilhas Sheland do Sul.

Na Georgia do Sul encontramos montanhas cobertas de glaciares e profundos fiordes, ideais para a vida selvagem da zona. Os Zodiacs levam-nos mais próximo do local onde podemos observar estes animais. A ilha serve de lar a mais de 200 000 criaturas, incluindo enormes colónias de pinguins-rei, focas-caranguejeiras e focas elefante. Visitamos ainda a antiga estação baleeira de Grytviken, onde a sepultura de Sir Ernest Shacketon nos relembra a bravura e a aventura de tempos já passados.

Atravessamos as ilhas Falkland, onde as aves surgem mais abundantes, enquanto a nossa lancha nos leva a explorar a costa rochosa. Existem aqui mais de 60 espécies – incluindo os pinguins Rockhopper, os pinguins-de-Magalhães e os albatrozes.

Durante esta viagem pela costa, especialistas acompanham-nos, fornecendo fascinantes informações sobre a alta vegetação Tussok da zona e sobre as casas de estilo victoriano na povoação de Stanley, a capital destas ilhas de controlo Britânico.

Continuamos pelas ilhas de Orkney do Sul, que para os cientistas servem como um enorme laboratório natural. Aqui, podemos desfrutar dos icebergs deslizando e desfazendo-se, que com alguma sorte poderão ser vistos por exemplo na ilha de Signy. Os blocos bizarros partem-se, formando frágeis arcos de gelo e outras formas deslumbrantes, que espelham sombras de azul numa luz de branco polar. O MS Hanseatic passa muito perto da acção. Simplesmente emocionante!

Entramos na Enseada Antárctica, onde momentos inesquecíveis nos aguardam, com baleias que surgem no horizonte. O deck transforma-se em “sala de cinema” para observar a passagem Antárctica. Já no mar de Weddell, casa dos mais espectaculares icebergs, sente-se o impacto do mais completo silêncio. O gelo racha e quebra em volta do navio que está especialmente equipado para esta tarefa.

Já nas ilhas de Sheland do Sul encontramos as rochas de basalto, bizarras rochas vulcânicas e praias de areia negra. Aqui, aprendemos a história geológica do local. Navegamos então para a cratera inundada de água, de um vulcão extinto. Dos lados surgem as paredes do vulcão com mais de 50 metros, enquanto à nossa frente surge uma praia fumegante, de areia negra. O navio coloca-nos então no coração desta aventura.

Seguimos para a península Antárctica, onde o tempo e o gelo ditam a rota. Esta genuína expedição com o navio HANSEATIC poderá oferecer experiências como ser recebido por icebergs com a altura de prédios, como na baía do Paraíso. Descobrimos também uma das mais impressionantes passagens do mundo no canal de Lemarie: Montanhas com mais de 1000 metros surgem sobre o nível do mar, parecendo quase ao nosso alcance.

Estas experiências não seriam possíveis sem a ajuda dos Zodiacs, onde profissionais treinados para conduzir nestas condições nos permitem explorar este paraíso natural tão isolado. Desde ver de perto a textura dos glaciares e as reentrâncias do gelo azul, até desligar os motores e apenas ouvir as focas e as baleias enquanto elas surgem mesmo à nossa frente; tudo possível com este meio de transporte.

Denota-se nesta companhia de cruzeiros a preocupação pela natureza e sustentabilidade; são proporcionadas aulas de formação aos passageiros, no sentido de compreenderem e respeitarem este tão frágil ecossistema.

A vantagem de um navio mais pequeno como este é a de que não é preciso parar em portos para começar as expedições. Onde a natureza chama, perto de uma colónia gigante de pinguins-rei ou de um curioso iceberg, lá seguem os Zodiacs para não perdermos nada da acção.

Este navio e o MS BREMEN, da mesma companhia, são os únicos no mundo com 5 estrelas na categoria de navios de expedição, daí o tratamento exclusivo que proporcionam aos convidados.

Com um pequeno grupo de não mais que 175 passageiros, cria-se uma atmosfera com bastante espaço para si. As expedições tornam-se mais pessoais e as apresentações dos peritos mais elucidativas.

As cabines e suites apresentam-se com 22 m2 e 44 m2 respectivamente, garantindo amplo espaço para relaxar após uma expedição. O design do mobiliário e as luzes estrategicamente colocadas criam um ambiente acolhedor e prazeroso.

Já a cozinha do navio oferece-nos no restaurante principal, Marco Polo, uma viagem pelos sabores culinários de todo o mundo. Apresenta uma criatividade gastronómica variada e uma filosofia gourmet, com a ajuda de chefs de topo.

O Bistro Lemarie oferece-nos ainda uma larga escolha culinária, desde o pequeno-almoço e almoço buffet até ao “Jantar Ethno”, onde os pratos reflectem os vários destinos exóticos por onde o navio passa. Aí, destaca-se o jantar Sul-americano, com a garoupa frita com mangericão e cebolinhas fumadas.

A bordo desta viagem, as línguas oficias são o Inglês e o Alemão. Existem várias rotas disponíveis que o navio atravessa na Antárctica.

Uma excelente maneira de explorar a Antárctica, vendo de perto espécies exóticas e embarcando em emocionantes aventuras num cenário natural único.

Previous post

Uganda - A pérola de África

Next post

Churchill