0
Shares
Pinterest Google+

Churchill

Ártico Selvagem

Conhecida como a capital dos ursos polares e como local de comércio de peles, esta localidade é também procurada para o avistamento das baleias beluga e a observação de auroras boreais. É também possível realizar actividades tão diferentes como fazer canoagem nas gélidas águas da Baía de Hudson, andar de trenó puxado por cães ou degustar os pratos de uma cozinha com o charme do Ártico.

Texto Francisco Brigham | Fotos Canada Tourism

 

A cidade cresceu de um pequeno posto de passagem de viajantes para um local importante na baía de Hudson, muito graças à construção da linha férrea e do porto marítimo de Churchill no final dos anos 20. Entre os anos 1950 e 1960, a cidade foi porto de abrigo de uma comunidade militar.

Churchill encontra-se na fronteira do Ártico e ganha vida com a chegada de cada avião ou comboio. Hoje em dia, Churchill revela-se sobretudo como um polo de referência em termos turísticos, apresentando várias actividades ao longo do ano.

Áurora Boreal

Por altura de Janeiro a Março, as auroras boreais são mais intensas e frequentes. Trata-se de um fenómeno causado pela interacção de partículas com uma carga eléctrica proveniente do sol com átomos da atmosfera superior. Estas cortinas dançantes atraem cientistas de todo o mundo a Churchill, para estudarem as chamadas Luzes do Norte. Esta zona é uma das três melhores para observar o fenómeno.

Com o céu limpo, o avistamento da aurora boreal torna-se único, permitindo admirar as formas coloridas num céu negro salpicado de estrelas. Promete ser um espectáculo de luzes naturais para ser apreciado e onde o tempo parece abrandar.

No Verão, as noites são mais curtas e quentes, sendo por isso  aconselhável visitar a cidade de Goose Creek. Terá a oportunidade de aquecer um Bannock (tipo de pão canadiano) com o calor de uma fogueira. Depois, resta apenas esperar que as auroras boreais comecem a surgir.

Os meses de Maio a Junho são ideais para a observação das aves do Ártico. Mais de 250 espécies fazem o ninho ou passam sobre o estuário do rio Churchill, na costa da Baía de Hudson, na sua migração anual da Primavera.

A tundra e a taiga proporcionam um habitat natural para as aves nativas, em que se inclui uma variedade de falcões, corujas-das-neves, cisnes-da-tundra, sternidae do Ártico e larídeos. Os especialistas em aves tentam aqui avistar os raríssimos patos arlequin e as gaivotas rosadas.

Observação de Aves

Birdcove, localizada na costa a cerca de 16 km de Churchill, proporciona uma excelente localização para a observação de aves. Outro sítio muito procurado é Kudlik Marsh, a 4 km de Churchill, por ser o local onde as gaivotas rosadas e as gaivotas pequenas, entre outras aves, fazem o ninho.

Durante os meses de Julho e Agosto, Churchill recebe a visita das baleias beluga, que se deslocam ao estuário para se alimentarem e reproduzirem. Os assobios agudos são ouvidos nas águas mais quentes do rio Churchill. Estas baleias, conhecidas por serem brincalhonas, têm poucos predadores naturais (apenas os ursos polares e as orcas); por este motivo, as suas populações têm números relativamente estáveis.

A melhor forma de conhecer as baleias beluga é através dos zodiacs (barcos especiais de borracha com motor). Espera-o uma experiência inesquecível ao passar por estas criaturas inteligentes e curiosas. Se for mais corajoso, aventure-se a aproximar de canoa ou a fazer snorkeling neste mar sossegado.

Ursos Polares

Entre os meses de Outubro e Novembro, a atracção principal são os ursos polares. Churchill é um dos poucos locais onde a civilização chega a ter oportunidade de ver estes animais em estado selvagem. Milhares de visitantes deslocam-se aqui com o único propósito de observar estas esplêndidas criaturas, que nesta altura do ano se deslocam dos seus habitats de Verão para zonas a Sul, onde é mais fácil caçar focas.

Existem diferentes formas de ver os ursos polares. Com veículos da tundra, desenhados para se moverem delicadamente sobre o gelo e neve, protegendo os passageiros dos curiosos e famintos ursos. Também poderá hospedar-se nos lodges selvagens (com vedação protectora) construídos na rota de migração dos ursos polares e ainda fazer canoagem no rio das focas ou caminhadas guiadas em áreas que os ursos frequentam.

Outra experiência memorável é ser transportado por um trenó puxado por cães. Aqui, poderá sentir a velocidade passando pelo manto branco de neve. Irá conhecer os cães, cada um com a sua personalidade, mas todos com algo em comum – a paixão pela competição. É provavelmente o melhor meio para se deslocar nesta zona, uma vez que está intimamente ligado à cultura e história desta região. Dos comerciantes de peles aos carteiros, todos usavam os trenós puxados por cães para se deslocarem pela neve, uma tradição que ainda hoje se mantém.

Até mesmo no Verão é possível usar este meio de transporte, substituindo o trenó por um carrinho com rodas. É uma excelente ocasião para desfrutar da paisagem com flores selvagens e para encontrar mais de 400 espécies de cores diferentes.

 

 

 

 


ONDE COMER

O restaurante e padaria Gypsy’s destaca-se pela pouca concorrência em termos de restauração.

Servem-se as especialidades regionais focadas no peixe, como a truta do Ártico ou o picarel de Manitoba.

Para nossa surpresa, também se servem pratos tipicamente portugueses confeccionados pela família Da Silva, como o frango marinado com vinho e molho de pimentos, as sandes de chouriço e as bifanas. É caso para dizer que a influência portuguesa chega longe.

www.gypsybakery.ca

COMO IR

Os voos para Churchill estão disponiveis durante todo o ano a partir de Winnipeg, com a Calm Air International, ou de helicóptero, com a companhia Hudson Bay Helicopters.

www.calmair.com

www.hudsonbayheli.com

Pode também chegar a Churchill de comboio, partindo de Winnipeg todos os domingos e terças-feiras às 9h00. O sentido inverso pode ser feito todas as terças, quintas e sábados.

www.viarail.ca

A viagem demora aproximadamente 48 horas.

ONDE FICAR

Churchill Hotel

Este hotel encontra-se perto dos restaurantes, bares e lojas; fica também próximo da estação de comboios de Churchill.


Dicas ao visitar Churchill:

  • Leve um ou dois livros, pois a viagem para chegar a Churchill é bastante longa.
  • Não leve uma mala muito grande/pesada. Com as constantes mudanças de avião e os transferes para os hotéis, é mais prático se viajar mais “leve”.
  • Faça a reserva nos restaurantes, especialmente entre Outubro e Novembro, quando Chruchill se encontra com bastantes turistas.

 

Previous post

Hanseatic

Next post

Expedição Lisboa-Dakar-Bissau