0
Shares
Pinterest Google+

Napa Valley Wine Train

Onde o vinho é poesia

Este comboio oferece-nos uma autêntica e memorável experiência, que nos transporta para os dias de glória deste meio de transporte, com a excelente restauração, os múltiplos pratos servidos, o cenário de Napa Valley e o ambiente relaxante, criado por carruagens vintage completamente restauradas.

Embarque nesta luxuosa viagem ao passado americano e experiencie memórias de uma viagem sem paralelo.

Texto Francisco Brigham Fotos Napa Valley Wine Train

A história deste comboio é quase tão antiga como o Estado da Califórnia. A linha por onde o comboio circula foi construída por volta de 1865, pelo primeiro milionário de São Francisco, Samuel Brannan, e servia para transportar visitantes para o seu Resort e SPA em Calistoga.

Pouco tempo depois, Brannan foi forçado a vender os seus bens para pagar o divórcio e o negócio dos comboios foi vendido à empresa California Pacific Railroad.

Durante finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, esta linha representou um papel importante no desenvolvimento económico e agrícola de Napa Valley, oferecendo um serviço regular aos passageiros das comunidades deste vale.

Com a invenção do automóvel, esta linha começou a perder clientes, até que por volta dos anos 30 o serviço para passageiros foi suprimido.

Mais tarde, entra em cena o empresário Vicent De Dominico, que compra a empresa, moldando-a até à forma que é hoje conhecida. Foi necessário cativar especialistas na área da restauração e serviços, para criar uma luxuosa experiência sobre carris; foram contratados engenheiros, condutores e mecânicos para operar as clássicas locomotivas.

Em 16 de Setembro de 1989, o Napa Valley Wine Train fez a sua viagem inaugural.

A rota deste comboio percorre uma das zonas mais ilustres em termos vinícolas. A combinação do clima semelhante ao mediterrânico, geografia e geologia do vale são sinónimo de uma qualidade crescente das uvas. O Napa Valley está situado a Norte da Califórnia, a 80 quilómetros a Nordeste da cidade de São Francisco e a 95 a Oeste de Sacramento.

Após entrarmos na estação de McKinstry, convenientemente localizada no centro da cidade de Napa, os convidados viajam pela antiga zona industrial da cidade durante 10 minutos, até se depararem com o espectacular cenário da reserva agrícola do Napa Valley. Passamos por locais como Oak Knoll, Yountville, Oakville, Rutherford e St. Helena. Algumas destas localizações são consideradas as propriedades mais caras e famosas dos Estados Unidos da América.

Este comboio do vinho oferece-nos uma viagem de 60 quilómetros da cidade de Napa a St. Helena e vice-versa, com a duração de três horas, através de uma paisagem por entre as históricas vinhas.

Já dentro da composição, somos recebidos com o vinho de marca do comboio, uma reserva das vinhas Raymond. Todos os vinhos servidos a bordo têm origem exclusiva do Napa Valley. As vinhas Raymond criam vinhos elegantes e possantes, característicos desta zona, criando a reputação do perfeito equílibrio e delicadeza. Estes vinhos figuram nas cartas dos melhores restaurantes do país e atraem muitos especialistas na matéria.

Podemos jantar numa carruagem com uma cúpula de vidro para admirar as vistas, enquanto degustamos um espumante de origem californiana. A maneira perfeita de brindar e comemorar esta viagem.

Ao longo do percurso, somos transportados para um tempo em que os comboios eram um meio de viajar por excelência, com um misto de requinte e luxo. A opulenta decoração permite aos convidados relaxar confortavelmente, enquanto aguardam pela sua refeição nas carruagens-restaurante, que são a zona nobre do comboio.

O Napa Valley Wine Train mantem viva a tradição e a arte da confecção dos pratos num espaço diminuto (as refeições são preparadas a bordo). Três cozinhas em funcionamento permitem aos chefs criar as suas obras de arte, que tanto sucesso fazem.

O comboio tem orgulho na qualidade gourmet que os seus chefs disponibilizam, numa composição de carruagens equipadas a rigor para esse fim.

Uma viagem onde os amantes de vinhos poderão criar momentos únicos num cenário romântico, com a comodidade de ser um destino próximo de São Francisco. Algo a não perder!

Previous post

Pequim - A cidade dos dragões ondulantes

Next post

Jardim Zoológico de Lisboa