0
Shares
Pinterest Google+

Santa Ynez Valley – Os vales exuberantes da Califórnia

A cerca de duas horas de carro de Los Angeles ou a quatro horas de uma viagem com um cenário deslumbrante desde São Francisco, surge Santa Ynez Valley. Seis distintas comunidades apresentam uma mistura de experiências, como a clássica região vinhateira da Califórnia, as tradições herdadas do norte da Europa, ou ainda o melhor do antigo Oeste.

 

Texto Reno Mauricio  |  Fotos Visit SYV

 

Localidades como Ballard, Buelton, Los Alamos, Los Olivos, Santa Ynez e Solvang permitem aos seus visitantes descobrir mais de 100 adegas, comida deliciosa, eventos especiais e uma herança rica e única.

A história de Santa Ynez Valley remonta aos tempos das missões espanholas, por volta de 1769. A partir daí, começaram a surgir nesta região as primeiras fazendas, quintas e vinhas.

Por volta de 1870, esta região já atraía bastante mão-de-obra, o que levou à subdivisão das terras. Os grandes proprietários utilizavam os terrenos para pastar vacas e ovelhas e os agricultores produziam azeitonas, pêssegos, nozes, ameixas, maçãs, cerejas, marmelos e uvas.

Mais tarde, chegou à região uma útil linha ferroviária, trazendo mais prosperidade para os negócios locais.

Em 1911, algo de muito curioso aconteceu: três dinamarqueses abastados compraram 4000 hectares de terreno para criar uma povoação de imigrantes da Dinamarca. Chamaram esta pequena cidade de “Solvang”, que se traduz por “campos solarengos”.

Ao longo dos anos, a cidade foi cada vez mais reflectindo a arquitectura com madeira de design tipicamente dinamarquês. Muitos ícones desta nação podem ser encontrados em Solvang, como os característicos moinhos, a estátua da sereia e uma réplica Rundetarn de Copenhaga.

Existem seis cidades distintas em Santa Ynez Valley. Ballard é conhecida por ser a mais pequena das cidades da região. Encontra-se aqui um ambiente convidativo ao conhecimento de edifícios históricos, incluindo uma Red School House de 1883, igrejas e uma quinta em miniatura com mulas.

Já Buelton, serve de porta de entrada de Santa Ynez Valley. De hospedagem a lojas e estações de serviço, os visitantes encontram tudo o que precisam para a sua estadia. Aqui também encontramos cerveja artesanal local e uma variedade de restaurantes que põem esta cidade no mapa.

Em Los Alamos sentimo-nos rodeados por vinhas e fazendas, mantendo um charme rústico, em parte devido a uma rua principal com sete quarteirões que contêm um extenso mercado com lojas pitorescas, restaurantes soberbos e hotéis de estilo Victoriano que datam de 1880.

Através de uma estação de comboios do sec. XIX, começamos a nossa visita a Los Olivos. A arquitectura Victoriana pode ser encontrada no centro da cidade, onde lojas de antiguidades, galerias de arte, butiques e duas dezenas de casas de prova de vinhos esperam por si. O festival anual Jazz & Olive é celebrado em Junho, fazendo desta cidade um local apetecível.

Seguindo para Santa Ynez, descobrimos que a cidade ainda mantém a herança do antigo Oeste, com o seu centro digno de entrar num filme de Cowboys. As fachadas dos edifícios principais transportam-nos para outra época, onde os mais rápidos a sacar o revólver tinham mais hipóteses de sobreviver.

Já Solvang mantém as suas tradições da cultura, arquitectura e cozinha dinamarquesas. Actualmente, a cidade recebe os seus visitantes com flores nas ruas, moinhos do estilo escandinavo, festivais tradicionais, adegas com vinhos da região e também da Dinamarca.

O vinho é um dos expoentes máximos de Santa Ynez. A orientação única deste vale com a interacção da brisa oceânica permite às vinhas retirar o melhor dos néctares.

Estas condições são ideais para produzir castas como o Pinot Noir, Chardonnay, Syrah, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Cabernet Sauvignon, Viognier e dezenas de outros.

Neste vale, a produção de vinho é essencialmente mantida por pequenos produtores, sobretudo famílias, o que dá origem a vinhos com grandes variedades e para todos os gostos.

Este é um vale de muitos encantos, com história e cultura. Um destino ideal para uma escapadinha na Califórnia, onde numa só região descobrirá vinhos e percorrerá trilhos de cowboys, algo que só pode encontrar aqui.


 

ONDE FICAR

The Hamlet Inn

www.thehamletinn.com

Morada: 1532 Mission Dr, Solvang, CA 93463

Telf.: (805) 688-4413

Uma experiência interessante será dormir numa rulote vintage, aerodinâmica, que o vão fazer transportar para outra época, mas mantendo todo o luxo e comodidade:

Flying Flags RV Resort (Com cabanas, vintage airstreams e tendas de safari)

www.highwaywestvacations.com/properties/flyingflags

Morada: 180 Ave Of The Flags, Buellton, CA 93427

Telf.: (805) 688-3716


 

ONDE COMER

Bob’s Well Bread Bakery

www.bobswellbread.com

Morada: 550 Bell St, Los Alamos, CA 93440

Telf.: (805) 344-3000

 

Hitching Post II

www.hitchingpost2.com

Morada: 406 E Hwy 246, Buellton, CA 93427

Telf.: (805) 688-0676

 

Bottlest Winery, Bar & Bistro

www.avantwines.com

Morada: 35 Industrial Way, Buellton, CA 93427

Telf.: (805) 686-4742


ONDE DEGUSTAR VINHO

Casa Dumetz Wines

Aqui a simpática Sonja Magdevski apresentará o eclético mundo de vinho.

www.casadumetzwines.com

Morada: 388 Bell St, Los Alamos, CA 93440

Telf.: (805) 344-1900

 

 

Previous post

There is no more story.

Next post

Sydney - Uma Cidade com Arte