0
Shares
Pinterest Google+

Fundação Mirpuri em defesa do ambiente

Foi já apresentada a única embarcação portuguesa que participará na famosa The Ocean Race, em 2021

Racing for the Planet é o nome do VO65 que no passado mês de Novembro foi apresentado numa cerimónia com mais de 300 convidados. O evento iniciou-se no Palácio da Cidadela, em Cascais, onde, entre cocktails, os convidados tiveram oportunidade de apreciar um vídeo da aventura que a Mirpuri Foundation Racing Team enfrentará. Seguiu-se o baptismo do barco com o com tradicional champanhe, dando-se início à celebração na Marina de Cascais, à medida que a embarcação partia e cerca de 50 bailarinos e músicos transformavam a área numa verdadeira festa.

Portugal representado pela Mirpuri Foundation

A participação da Fundação Mirpuri na próxima edição da The Ocean Race acontecerá a bordo do Racing for the Planet, um veleiro monocasco de regata V065-1, primeira construção de um total de oito embarcações e com grande pedigree. Trata-se do mesmo veleiro que venceu a edição de 2017/18 da The Ocean Race e que entretanto foi submetido a uma remodelação total, tornando-se uma ainda melhor embarcação.

Uma prova para duros

A The Ocean Race inicia-se em Alicante, Espanha, no Outono de 2021 e terminará na Europa no Verão de 2022. Com paragem em nove portos, está já confirmada a sua presença em Alicante, Aarhus, The Hague, Cabo Verde, Génova e Itajaí. Desde 1973 que a The Ocean Race representa a mais dura prova humana e de equipa que alguma vez testemunhámos. Há mais de quatro décadas que detém um encantamento quase mítico sobre os mais experientes velejadores e que representa o território de acção das maiores lendas deste desporto.

A The Ocean Race é muitas vezes descrita como o evento desportivo mais longo e mais duro do Mundo, como o desafio mais exigente para o desporto de equipa e um dos maiores eventos do planeta, a par com os Jogos Olímpicos e com a Copa América. A The Ocean Race acaba por representar uma obsessão à qual grande parte dos melhores velejadores mundiais se dedica, passando mesmo décadas a tentar vencê-la.

Velejar e correr pelo planeta

Nas palavras de Paulo Mirpuri, proprietário do Racing for the Planet e presidente da Fundação Mirpuri, “a conservação é um dos princípios basilares da Fundação Mirpuri e após verificarmos a enorme projecção que a The Ocean Race proporcionou no sentido de passarmos aos quatro cantos do Mundo a nossa mensagem acerca dos perigos que os nossos oceanos e a vida marinha enfrentam, decidimos fazê-lo novamente. No entanto, desta vez partiremos com o nosso próprio barco e com a nossa própria equipa e com uma mensagem ainda maior e mais forte. Esperamos que todas as nossas acções funcionem como um alerta acerca do que estamos a tentar alcançar com todo este projecto. Todos vimos o modo como as situações climáticas extremas e a subida dos níveis das águas do mar trazem miséria e dificuldades a milhões de pessoas. Também todos sabemos que se não fizermos algo a temperatura da superfície do planeta poderá subir mais três graus, implicando destruições e sofrimentos incalculáveis. Como cuidadores deste planeta maravilhoso, concluímos que nos encontramos num momento-chave da história em que teremos de redobrar os esforços para evitar alterações climáticas e à medida que a nossa aventura no oceano começa a anunciar-se, esperamos que milhões de pessoas vejam o que estamos a fazer e que adiram à nossa causa. Em termos muito simples, é esta a razão pela qual a Fundação Mirpuri participará nesta “Corrida pelo Planeta” (“Racing for the Planet”).

Previous post

Reino do Leão e Zanzibar

Next post

The Whale, ou o despertar de consciências