0
Shares
Pinterest Google+

Conheça toda uma cultura vibrante, castelos antigos e ainda as paisagens espectaculares da Transilvânia a bordo do Golden Eagle Danube Express

Partimos à descoberta de uma das mais enigmáticas personagens históricas da Roménia, Vlad, o Empalador, ou Conde Drácula, como é mas conhecido, num percurso de comboio através da Transilvânia. Desfrutámos de um passeio a pé pela cidade de Sighisoara, onde nasceu, visitámos a Catedral Evangélica de Sibiu, onde depois de assassinado o seu filho foi sepultado, e fomos até ao impressionante Castelo de Bran – o cenário que se tornou famoso como residência do conde vampiro graças à obra de Bram Stoker.

Dias 1 & 2: Chegada a Istambul, Turquia

Finalmente chegados a Istambul, fazemos o transfer para o icónico hotel de cinco estrelas Four Seasons Sultanahmet, para estada de uma noite. Cheio de charme e muito sofisticado, este boutique hotel encontra-se instalado numa antiga casa neoclássica centenária localizada numa tranquila área da parte antiga da cidade, a poucos passos da Mesquita Azul e do Hagia Sophia.

Para a noite estará agendado um jantar de boas-vindas onde teremos oportunidade de conhecer os outros convidados que participarão nesta viagem.

Istambul é a enigmática cidade onde a Ásia se encontra com a Europa e no dia seguinte testemunharemos o modo como a antiguidade se relaciona com a modernidade e como é que o Oriente se encontra com o Ocidente ao visitarmos uma selecção de locais históricos de visita obrigatória nesta cidade.

Um dos mais famosos monumentos tanto da cultura turca como da cultura islâmica, a Mesquita do Sultão Ahmet (a Mesquita Azul), representa um soberbo clássico do estilo otomano, com seis minaretes e 260 janelas a proporcionar a iluminação da sua principal divisão, que foi decorada com mais de 20 mil azulejos iznik.

Actualmente transformada em museu, a Basílica Hagia Sofia foi mandada construir no século VI pelo imperador Justiniano, representando uma das maiores no seu género de todo o universo cristão. Após a conquista otomana foi convertida numa mesquita e nos dias de hoje figura como um dos mais impressionantes museus de todo o Mundo. Aproveitamos por isso para admirar a arquitectura bizantina.

Constituindo o maior e mais antigo palácio do Mundo e tendo sido concebido para servir como residência dos sultões otomanos entre 1465 e 1853, o Palácio Topkapi representa a joia da coroa do império otomano. A visita a este exótico edifício que se debruça sobre o Corno de Ouro transforma-se numa experiência absolutamente fascinante.

Ao final da tarde dirigirmo-nos ao nosso comboio privado, o Golden Eagle Danube Express e inciamos, então, a viagem de comboio pela Bulgária e pela Roménia até Budapeste.

Dia 3: Veliko Tarnovo, Bulgária

Logo de manhã, acordamos com uma vista magnífica proporcionada a partir do nosso comboio privado à medida que subimos à Passagem de Shipka e chegamos à nossa primeira paragem, a antiga capital da Bulgária Veliko Tarnovo. Localizadas num magnífico cenário de montanha, as casas de pedra parecem empoleirar-se umas nas outras junto às margens do Rio Yantra. Fazemos, então, um passeio que inclui o Castelo e a Colina de Tsarevets, da época medieval, e disfrutamos de tempo livre para caminharmos com toda a calma pelas ruelas da antiga cidade.

Ao cair da noite relaxamos na Carruagem Bar antes de jantar e à medida que seguimos caminho em direcção à fronteira com a Roménia.

Dias 4 & 5: Sinaia, Brasov, Sighisoara & Sibiu  Roménia

Ao longo da noite deslumbramo-nos com o percurso de curvas e contracurvas que o comboio devora pelos Montes Cárpatos através de uma paisagem verdadeiramente dramática e onde as quedas de água provenientes das montanhas são absolutamente cristalinas.

De manhã chegamos a Sinaia para fazermos uma visita ao Castelo de Peles, uma obra-prima da arquitectura alemã da nova renascença considerada como um dos mais espantosos castelos de toda a Europa. Encomendado pelo Rei Carlos I em 1873 e concluído em 1883, serviu como residência de Verão da família real até 1947. Os seus 160 quartos encontram-se decorados com os mais elaborados exemplos de arte europeia, com candeeiros de cristal Murano, com vitrais alemães e com paredes cobertas de couro proveniente de Córdova.

Regressamos ao comboio para almoçarmos e seguirmos viagem até Brasov, que alcançamos da parte da tarde e onde visitamos o Castelo de Bran. Cercado por uma aura de mistério e de lendas e empoleirado no cume de uma pedra com cerca de 60 metros de altura, este castelo do século XIV deve muito da sua fama às imponentes torres e torreões, bem como ao mito criado em torno da obra Drácula de Bram Stocker. Depois da visita ao seu interior e arredores desfrutaremos de um jantar de gala dentro de muros, no castelo.

A partida de Brasoz decorrerá bem cedo, de manhã, de maneira a chegarmos a Sighisoara logo após o pequeno-almoço. Faremos aqui um passeio e visitaremos os principais lugares da cidade. Declarada Património Nacional e suposto berço do conde Drácula, esta cidade medieval é uma das melhores preservadas cidades fortificadas de toda a Europa e em cujas ruelas encontramos hamburguerias e igrejas ornamentadas.

Regressaremos ao comboio para o almoço e seguiremos para Sibiu, famosa pela arquitectura germânica na parte antiga da cidade que terá restado da presença saxónica do século XII. Em torno da mesma podemos observar ainda o que ficou das muralhas e das torres daquela época, incluindo a Torre do Conselho, do século XIII, que estabelece ligação entre as duas principais praças da cidade.

À noite somos brindados com um jantar de despedida a bordo do nosso comboio enquanto viajamos através da grande planície húngara.

Dias 6 & 7: Kecskemet, Lajosmizse e Budapeste, Hungria

De manhã surge oportunidade de explorar Kecslemét, uma fascinante cidade localizada no centro da Hungria e depois seguimos viajem até Lajosmizse para assistirmos a um magnífico espectáculo equídeo, o Puszta.

Ao final da tarde alcançamos a romântica e histórica capital húngara, Budapeste, localizada na margem do esplendoroso Danúbio, onde desfrutamos de uma noite no hotel de cinco estrelas Four Seasons Gresham Palace, um exemplo único de arte nova que combina a elegância histórica com o conforto ultra-moderno.

À noite não resistimos a mais um jantar de despedida num restaurante local e à oportunidade de reflectirmos sobre a viagem que empreendemos por esta fascinante região da Europa.

Após a noite no Four Seasons Gresham Palace, tempo ainda para desfrutar de um esplendoroso pequeno-almoço e de nos despedirmos desta fabulosa cidade enquanto rumamos ao aeroporto para regressar a casa.

Previous post

Irlanda: Eire ou a Ilha dos homens de cabelo vermelho

Next post

Peponi Hotel: A excelência e a nobreza de um lugar despretencioso e muito exclusivo